A Feira Gastronómica do Porco de Boticas, Vila Real, que decorre sexta-feira e domingo, vai ter à venda 40 toneladas de enchidos. Segundo o presidente do município, feira deverá ter uma receita de cerca de cerca de meio milhão de euros. Fernando Queiroga afirmou hoje que a feira de Boticas representa uma “importante oportunidade de negócios” para os produtores do concelho que, nestes dias, conseguem um volume de negócios perto do meio milhão de euros.

O autarca salientou o “enorme impacto” que o certame possui na economia deste município do distrito de Vila Real, a nível da venda dos produtos, mas também na restauração e na hotelaria. São esperados ao longo de todo o fim de semana da feira mais de 70 mil visitantes, muitos deles provenientes da vizinha Espanha, que têm à sua espera cerca de 40 toneladas de fumeiro.

Aos enchidos, concebidos de forma artesanal, juntam-se o presunto, o pão centeio, a bola e o folar de carne e o vinho dos mortos, que é produzido neste território e depois enterrado para envelhecimento. “A Feira Gastronómica do Porco é um dos pontos mais altos da economia local, especialmente para os produtores de fumeiro tradicional que veem nesta iniciativa a oportunidade para mostrar a qualidade dos seus produtos”, salientou Fernando Queiroga.

O autarca disse ainda que, mais do que permitir aos produtores a venda dos seus artigos, que “são fonte de sustento de muitas famílias,” o certame permite recuperar “a tradição, os sabores e saberes tradicionais genuínos e autênticos do concelho e levar o bom nome dos produtos, com origem em Boticas, além-fronteiras”. O presidente salientou ainda que nos últimos anos alguns jovens fixaram-se no concelho e apostaram na agricultura. Para ajudar estes empreendedores, o município e a Cooperativa Agrícola de Boticas criaram dois gabinetes de apoio aos jovens agricultores com vista ao fornecimento de informação sobre financiamentos comunitários e apoiar a elaboração dos projetos. “Temos cerca de 50 projetos submetidos, o que é muito bom, e portanto esta atividade está a crescer no concelho”, frisou.

Para além da criação de suinicultores e da produção de fumeiro, estes projetos estão ainda relacionados com a criação de gado barrosão ou cabritos e produção de mel. O município vai também dar um apoio financeiro a estas iniciativas para ajudar ao pagamento da comparticipação nacional. Existem no concelho 12 produtores de fumeiro, que vão marcar presença na feira, que estão legalmente instalados, com cozinhas certificadas. Nesta 18.ª edição do certame, o município faz uma “forte aposta” na animação com destaque para as tradicionais chegas de bois.

A gastronomia marca também forte presença no evento, onde será possível provar as iguarias locais, como cozido à barrosã, rojões no pote, arroz de chouriça, costeletas em vinha de alho, caldo e feijoada. No exterior do recinto decorrerá a tradicional “feira à moda antiga”, onde serão apresentados inúmeros artefactos ligados às profissões de outrora, como tanoaria, olaria, cestaria, peles, esculturas e instrumentos artesanais.

A ronda das feiras de fumeiro do distrito de Vila Real começa no próximo fim de semana com a Feira Gastronómica do Porco de Boticas, seguindo-se depois a Feira do Fumeiro e Presunto de Montalegre, a Feira dos Sabores de Chaves e a Feira de São Brás, em São João da Corveira (Valpaços).



PARTILHAR:

Macedo na vanguarda da luta contra os maus tratos a idosos

Autarquia brigantina procura adaptar-se às alterações climáticas