Programa de combate à violência contra idosos vai ser implementado em Macedo de Cavaleiros e nas aldeias do concelho. 

 

Foi apresentado o “Projeto de Prevenção e Combate à Violência Familiar Contra Idosos” aos parceiros e às respetivas Juntas de Freguesia. Em reunião extraordinária do Núcleo Executivo da Rede Social, que decorreu esta terça-feira, foi decidido que a iniciativa será implementada nas várias aldeias do concelho de Macedo de Cavaleiros durante o mês de abril.
“Envolvemos as Juntas de Freguesia enquanto entidades que contacto mais estreito têm junto da comunidade, tendo em conta a natureza específica desta temática e a necessidade de uma intervenção personalizada numa ótica de sinalização, seguida de intervenção, de acordo com os objetivos deste projeto”, explica o Vereador da Ação Social. O objetivo é, assim, “preparar uma resposta especializada e específica, no sentido de mostrar esta realidade, torna-la mais visível, tanto para as estatísticas como para as entidades que têm intervenção direta nesta área, desde as judiciais até às sociais”, acrescenta José Luís Afonso. 
O projeto é desenvolvido pela Associação de Socorros Mútuos dos Artistas de Bragança, através do Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica no espaço do Nordeste Transmontano. Pretende-se, de acordo com a sua Coordenadora, Teresa Fernandes, “especializar a resposta já existente a esta faixa etária, tendo em conta a especificidade existente na região, particularmente em casos camuflados e perpetuados ao longo de muitos anos”. 
O projeto, desenvolvido até ao próximo mês de outubro, é composto por duas fases: prevenção e intervenção. A primeira fase compreende ações de sensibilização da população nas freguesias, com as juntas e os diferentes parceiros da Rede Social a sinalizarem os vários casos, seguindo-se a fase de intervenção direta.  
Na reunião de terça-feira ficou, ainda, definida a calendarização das ações de sensibilização a desenvolver nas dezoito freguesias. A população das restantes freguesias “poderá beneficiar de transporte, em articulação com os presidentes de junta, disponibilizado gratuitamente pela autarquia”, assegura o responsável camarário. 
 

 



PARTILHAR:

EN2 cortada novamente em Vila Real

Feira Gastronómica do Porco de Boticas rende meio milhão de euros