O presidente da Câmara de Bragança, Hernâni Dias, defendeu hoje que o Governo deve aplicar restrições diferentes conformes às realidades dos concelhos, com um alívio das medidas naqueles que apresentam menos risco de contágio da covid-19.

A pensar já na época da Páscoa, com peso económico e social em Trás-os-Montes, o autarca social-democrata antecipa que “vai ser obrigatório que cada concelho seja analisado de forma individualizada, mediante aquilo que acontecer ao nível da pandemia”.

Hernâni Dias espera “sinceramente que não haja um tratamento igual para todas as situações, se elas puderem ser diferentes”.

“Isto é, se o nosso concelho estiver com níveis de infeção ou número de infetados substancialmente melhores do que outros concelhos, obviamente que, mediante a classificação que já foi feita pelo Governo, [espera-se que] possa haver o aliviar das medidas nesses próprios concelhos”, preconizou.

O autarca de Bragança deseja que “isso aconteça, até porque é importante que se valorize a atitude comportamental das pessoas perante esta situação e não se penalize de igual forma quando há uns que prevaricam e as coisas complicam-se e há outros que sendo bons cumpridores sejam também penalizados pelos maus”.

“E eu espero que possa haver essa diferenciação positiva no sentido de compensar os concelhos bem-comportados”, insistiu.

O concelho de Bragança, com mais de 33 mil habitantes, reduziu para praticamente metade, nos últimos dias, o número de casos ativos com 220 confirmados de infeção, no último boletim oficial datado de sexta-feira.

O concelho encontra-se com a classificação de “muito elevado” no mapa de risco elaborado pelo Governo.



PARTILHAR:

Produtores de gado de Bragança antecipam mais uma Páscoa “difícil”

Homem de boné e máscara cirúrgica assalta banco em Vila Real