A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) vai abrir em breve o seu primeiro centro de acolhimento em Vila Real, para recolher pessoas vítimas de maus tratos.
Elisa Brites, que falava à margem das comemorações do quarto aniversário do gabinete de Vila Real, referiu que no distrito não há qualquer local que acolha pessoas vítimas de violência.
"O centro vai abrir brevemente e inicialmente vai funcionar num apartamento, podendo recolher um número restrito de pessoas", referiu, acrescentando que "a prioridade vai para as mulheres vítimas de violência doméstica, que não têm mais nenhum sítio onde recolher".
Segundo a responsável, além de prestar serviços confidenciais e gratuitos à população, a APAV está a dar formação aos agentes da PSP e da GNR da região de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Elisa Brites referiu ainda a criação de fóruns locais de apoio às vítimas de violência doméstica, com a realização periódica de reuniões entre instituições públicas e privadas da comunidade.
Desde a abertura do gabinete de Vila Real foram atendidas cerca de 600 pessoas nas mais variadas situações.
"Em 60 por cento dos casos, são pessoas residentes no concelho de Vila Real, enquanto os outros 40 por cento estão repartidos entre os restantes municípios do distrito", acrescentou.
Segundo Elisa Brites, 75 por cento das pessoas que recorrem aos serviços da APAV são do sexo feminino, sendo que 60 por cento dos casos denunciados estão relacionados com a violência doméstica.
"Este ano os casos de maus tratos duplicaram e na maior parte das situações deparámo-nos com mulheres fragilizadas, que sofrem em silêncio há anos e não têm a quem recorrer", sustentou.



PARTILHAR:

Em Cerva e Balteiro

Para debater assuntos da comunidade