Os organizadores das festas em honra de S.ª da Pena, na freguesia de Mouçós, em Vila Real, estão a preparar a candidatura ao livro de recordes do «Guinness», construindo o maior andor de sempre, com 22 metros de altura.

De entre os 15 andores previstos, todos os anos o principal tem atingido alturas a rondar os 20 metros, enquanto os restantes rondam entre os 15 e os 18 metros. Ao todo, serão necessários «entre 80 e 100 homens para pegar no andor, que vai pesar cerca de 2500 quilos . Têm de o transportar em ombros, ao longo de 500 metros à volta da capela», revelou fonte da organização, que este ano cabe à localidade de Lagares.

A festa, que atrai milhares de visitantes e é considerada uma das maiores e mais emblemáticas da região, decorre entre os dias sete e dez de Setembro (segundo fim-de-semana do mês), é organizada rotativamente entre 11 aldeias da freguesia de Mouçós.

Do programa das festividades, com ponto alto na procissão de domingo à tarde, destaca-se ainda o concurso do gado maronês, as corridas de cavalos e jericos, o fogo-de-artifício e as actuações de bandas e ranchos folclóricos.



PARTILHAR:

Até 3 de Setembro

Ciclo de cinema