A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) celebra o “International Day” (Dia Internacional) em 31 de maio, cruzando pratos típicos com música étnica, anunciou hoje a academia que acolhe mil estudantes de 54 países.

O evento tem como objetivo, de acordo com um comunicado divulgado pela universidade, localizada em Vila Real, “partilhas multiculturais e experiências enogastronómicas” por parte dos alunos portugueses e estrangeiros, provenientes de vários países, desde a Turquia ao Brasil, de Moçambique até à Polónia.

“O ‘UTAD International Day’ representa a valorização dos nossos estudantes internacionais e a promoção de um ambiente multicultural no nosso campus”, afirmou o vice-reitor para a Internacionalização, Luís Ramos, citado no comunicado.

O responsável acrescentou que esta é “também uma ocasião especial para a comunidade académica e para a comunidade local se encontrarem e experimentarem pratos típicos de 15 países”.

Os estudantes internacionais vão preparar mais de duas dezenas de iguarias, no Kitchen Lab (cozinha laboratório) da universidade, seguindo as receitas dos seus países de origem, como o pão de queijo, o caldo mancarra, caril de amendoim, moamba de galinha, arroz ‘Jollof', beijinho, brigadeiro ou o tiramisu.

A iniciativa incluirá ainda atividades de animação cultural, com demonstrações de capoeira e música étnica.

“Esperamos que esta segunda edição do ‘International Day’ seja uma festa de partilha global de sabores e saberes, provando que a UTAD está cada vez mais multicultural, inclusiva e global”, salientou Luís Ramos.

Atualmente, estudam na UTAD mais de mil alunos provenientes de 54 países, da Europa à África, da América à Ásia.



PARTILHAR:

MAI anuncia 17ME para edifícios da GNR e PSP no distrito de Vila Real

Praia da Congida distinguida com a Bandeira Azul