Alguns laboratórios da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) poderão estar a poluir o ambiente, mandando pelo esgoto produtos químicos perigosos e armazenando outros num local sem segurança. Entre os produtos, destacam-se metais pesados, reagentes químicos, mercúrio, chumbo e arsénio.

Segundo apurámos, as tubagens de alguns laboratórios são, por esse motivo, alvo de obras frequentes, mas o vice-reitor, Carlos Sequeira, argumenta que \"há noutros departamentos que também tiveram de ser substituídos\". Carlos Sequeira diz ser \"especulação\", mas admite que \"não é possível ter um polícia à beira de cada investigador, docente ou aluno, a controlar se deitam ou não materiais dessa natureza pelo esgoto\".

A UTAD não tem, ainda, a sua rede de esgotos ligada à pública, pelo que, através das fossas sépticas, esses componentes poderão estar a infiltrar-se no solo e a poluir rios, ribeiros e lençóis freáticos. Carlos Sequeira diz que \"está a ser feito um esforço de ligação à rede pública e, dentro de dias, será ligado o primeiro emissário\".

Miguel Esteves, da Administração da EMAR-Água e Resíduos de Vila Real, garante que está a ser feito um esforço pela UTAD no sentido de ligar a sua rede à pública, mas lembra que, quando isso acontecer, \"os resíduos que cheguem à municipal têm de ser equiparados a esgotos domésticos\".

Joaquim Silva, no Núcleo de Estudo e Protecção do Ambiente da UTAD, explicou que \"o NEPA tem seguido a situação há muito tempo\". E acrescenta \"Já falámos com os serviços técnicos e a Reitoria sobre o assunto e tem havido um esforço grande para resolver esse problema\".

Relativamente à armazenagem, a UTAD tem protocolos com várias empresas com vista à recolha, reciclagem ou destruição desses produtos. Enquanto não é feita, estão guardados na antiga sala de necrópsias de veterinária. Trata-se de uma barracão isolado, com acesso fácil, dentro do campus universitário. Carlos Sequeira explica que \"é preferível ter os resíduos ali do que debaixo de cada um dos edifícios da universidade\".



PARTILHAR:

Maioria desconhece projecto

Subsídio de 500 euros