O Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Marão – Douro Norte conseguiu garantir um profissional que vai dar resposta aos cerca de mil cidadãos estrangeiros sem médico de família no concelho Vila Real, disse hoje fonte daquele serviço público.

Nos últimos tempos verificou-se um aumento de imigrantes que se instalaram em Vila Real. São cerca de mil à espera de atribuição de médico de família, uma situação que, segundo afirmou o diretor executivo do ACES, Gabriel Martins, “está em vias de resolução”.

Isto porque, explicou, no último concurso o ACES conseguiu garantir 15 médicos de família, um dos quais vai reforçar a equipa da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Mateus.

Esse clínico, acrescentou, “está sem ficheiros precisamente para absorver novos utentes”.

“E o nosso objetivo é que este novo médico, conjuntamente com as vagas que se vão disponibilizando nas outras unidades, possam absorver na sua totalidade todos os cidadãos residentes em Vila Real e que estão, neste momento, à espera de médico de família, porque era o único concelho em que tínhamos esse fenómeno”, referiu.

Segundo o responsável, felizmente nos outros concelhos há uma cobertura total de médico de família.

“Em Vila Real isso não acontecia, muito ligado a fenómenos de migração que temos com comunidades que vão chegando para trabalhar no concelho”.

O responsável disse estar convencido “que, durante o próximo mês, todos os utentes de Vila Real que estejam sem médico de família poderão deslocar-se à Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Mateus e obter o seu médico de família”.

Relativamente aos estrangeiros, Gabriel Martins referiu que se trata de uma situação “transversal a várias regiões” e que “Vila Real não é exceção”.

“Há aqui fenómenos de migração, de entrada e saída de novos habitantes que nós temos de estar preparados para eles e os serviços públicos têm que acompanhar esse fenómeno”, salientou.

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) revelou hoje que população estrangeira residente em Portugal aumentou em 2022 pelo sétimo ano consecutivo, totalizando 781.915 cidadãos titulares de autorização de residência, mantendo-se a comunidade brasileira como a mais representativa e a que mais cresceu.

O Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Marão – Douro Norte tem cerca de 100 mil utentes inscritos nos concelhos de Alijó, Mesão Frio, Murça, Peso da Régua, Sabrosa, Santa Marta de Penaguião e Vila Real.

Neste momento, o ACES conta com 70 clínicos que se espalham por 11 unidades de saúde familiar (10 modelo A e uma modelo B).

Os cidadãos que queiram a atribuição de médico de família têm que se inscrever numa unidade de saúde, ficam registados numa base de dados e são, depois, avisados, quando há vaga.



PARTILHAR:

GNR deteve dois homens de 33 e 45 anos por legado tráfico de droga

Diretores de seis equipamentos do Norte indignados com reorganização dos museus