Em estreia hoje no Teatro de Vila Real a exposição Prémio de Fotojornalismo Estação Imagem com reportagens de 14 fotógrafos vencedores em várias categorias.

 

A exposição Prémio de Fotojornalismo Estação Imagem | Mora 2015 foi inaugurada hoje pelas 18 horas no Teatro Municipal de Vila Real. Em destaque está o trabalho “A troika foi embora, mas a austeridade ficou” do fotojornalista Bruno Simões Castanheira, o vencedor do concurso de fotojornalismo pela segunda vez. O seu trabalho retrata diversas situações de pobreza e desigualdade social em que o país mergulhou nos últimos anos. O júri considerou o projeto deste fotógrafo “um conjunto de imagens que são ao mesmo tempo belas e retratam dificuldades”, que “deliciam os sentidos e a imaginação e permitem também perceber a complexidade de importantes acontecimentos sociais”.
Naquela que é já a 6ª edição do prémio de fotojornalismo Estação Imagem, estão patentes, no total, reportagens de 14 fotógrafos vencedores nas diversas categorias deste concurso internacional. Nomes como António Pedro Santos, André Gouveia, João Miguel Gomes da Silva, Rui Duarte Silva, Rui M. Oliveira, Paulo Pimenta, Francisco Salgueiro, Eduardo Leal, Douglas Rogerson, Natalia Szemis, António Pedro Santos, Daniel Rodrigues e Gonçalo Delgado abrilhantam esta mostra artística patente no teatro até ao dia 29 de fevereiro.
A exposição com entrada livre e aberta ao público todos os dias das 14 às 22 horas, resulta da parceria entre a empresa de comunicação e animação turística Greengrape | alltodouro, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Teatro Municipal de Vila Real, Câmara Municipal de Mora e Estação Imagem, entidades que se juntam com intuito de promover e valorizar o fotojornalismo em Portugal.
Recorde-se que a Estação Imagem, sendo uma associação cultural sem fins lucrativos, é responsável pela organização anual deste prémio internacional de fotojornalismo, cujo objetivo é promover a reportagem fotográfica. Criada em 2007, a associação tem desenvolvido diversos projetos nacionais e internacionais como, por exemplo, a atribuição de uma bolsa anual para a realização de um projeto fotográfico, a edição de dois livros anuais, a produção de exposições em Portugal e a criação de um acervo fotográfico.
A Estação Imagem é constituída por várias personalidades do mundo do fotojornalismo, do jornalismo, do design e da arte, como Miguel Sousa Tavares, Henrique Cayatte, Joana Vasconcelos, Fernando Dacosta, Vicente Jorge Silva ou Luís Vasconcelos. 
 

Fotos no artigo da autoria do fotojornalista vencedor do concurso: Bruno Simões Castanheira 


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Pico do mau tempo esta noite em Trás-os-Montes

Governo promete reaproximar Justiça das populações