Os concelhos do sul do distrito de Bragança poderão passar a dispor de dois helicópteros de primeira intervenção e combate a incêndios. Ao que tudo indica, um dos aparelhos ficará estacionado no concelho de Torre de Moncorvo e o outro em Macedo de Cavaleiros.

A partir de Agosto, porém, e segundo Jorge Gomes, governador civil de Bragança, o helicóptero destinado a Moncorvo será deslocado para Bragança, tal como o sistema de cobertura e deslocação de fogo, dado que a tendência dos incêndios é ocorrerem de sul para norte do distrito.

Aires Ferreira, presidente da Câmara de Torre de Moncorvo, reconhece que os maiores incêndios têm acontecido nos concelhos de Freixo de Espada à Cinta, Moncorvo, Vila Flor e Carrazeda de Ansiães, mas vai dizendo que \"o sul do distrito de Bragança deve ter novamente um helicóptero\", tanto mais que \" Moncorvo tem heliporto que será preparado mediante as necessidades das equipas de intervenção\".

O autarca recorda que, durante cerca de seis anos, houve um helicóptero em permanência na vila, afirma que nunca \"percebeu por que foi retirado\" e receia que, ao ser deslocado para Bragança o que agora será destiado a Moncorvo, não venha a retornar\".

Aires Ferreira considera que o incêndio que afectou a serra do Reboredo, em Agosto de 2003, não teria as proporções que atingiu se houvesse meios aéreos rápido para primeira intervenção.

A localização para o estacionamento dos dois helicópteros não é, todavia, consensual. O JN sabe que há dirigentes de bombeiros que defendem que \"há concelhos mais centrais que Macedo de Cavaleiros ou Moncorvo\", logo uma maior abrangência e rapidez de actuação.



PARTILHAR:

Em Lamoso

Escola garante empregos