A ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, esteve, ontem, em Murça, para inaugurar as instalações remodeladas da escola profissional , frequentada por cerca de 150 alunos.

A Escola Profissional de Murça,criada em 1992, é gerida por uma sociedade entre a autarquia e a Santa Casa da Misericórdia. Segundo o presidente da Câmara, João Luís Teixeira, \"a taxa de empregabilidade dos seus alunos é de 70%\".

O autarca acrescenta que \"são alunos que encontram emprego em Murça, mas também nos municípios vizinhos de onde muitos são oriundos, como Alijó, Vila Pouca de Aguiar, Valpaços e Mirandela, e ainda noutras zonas da região e até do país\".

\"Um sucesso\" que passa pela formação com equivalência ao 12.º ano, em Contabilidade e Informática, Técnicas de Biblioteca, Electricidade e Electrónica, mas também pela formação de desenhadores orçamentistas, animadores socioculturais e desportivos ou marceneiros, entre outros, num total de sete cursos diferentes em permanência

A ministra da Educação lembrou, uma vez mais, que \"metade da população activa em Portugal, ou seja 2,5 milhões de pessoas, não tem sequer a equivalência ao 9.º ano de escolaridade\". \"Desses, ao contrário do que se possa pensar, 400 mil são jovens com menos de 24 anos. O Governo não pode desistir de qualificá-los, pelo que o ensino profissional continuará a ser alargado, com base na qualidade nestas escolas (250 ao todo) e também nas da rede pública (mais de 400)\", acrescentou.

Maria de Lurdes Rodrigues referiu, no entanto, que \"é necessário encontrar novas formas de financiamento das escolas profissionais, dado que o modelo já não é sustentável com base na disponibilização de fundos comunitários\", disse, sublinhando, todavia, que \"a questão está já a ser estudada\".

Foi também assinado um protocolo de cedência à autarquia da gestão da residência de estudantes, com capacidade para 60 alunos. \" A Câmara rentabilizará as instalações nos períodos sem aulas, para albergar, por exemplo, grupos de jovens de outras escolas em visita ao concelho\", referiu o presidente, João Luís Teixeira.



PARTILHAR:

A localização não é consensual

No antigo Colégio de Santa Luzia