A Filandorra - Teatro do Nordeste estreia em Dezembro a peça «A Menina e o Mar», uma iniciativa só possível após a atribuição do subsídio estatal de 400 mil euros, anunciou hoje o director da companhia.

A atribuição de subsídios do Instituto das Artes (IA) relativos ao biénio 2005/2006 para o teatro na região Norte esteve bloqueada entre Abril e Outubro, devido a uma providência cautelar interposta junto do Tribunal Administrativo por uma das companhias não contempladas com verbas, a Panmixia, do Porto.

No início de Outubro, a Filandorra anunciou a suspensão da estreia das suas duas novas produções previstas para Outubro e Novembro, designadamente \"A Menina e o Mar\" e \"Um forte cheiro a maçã\" por ter \"atingido o limite da capacidade de endividamento, que provocou também a dispensa de três colaboradores permanentes\".

Depois de uma espera de cinco meses e do Tribunal Administrativo do Porto ter indeferido a providência cautelar interposta pela Panmixia, a Filandorra recebeu o subsídio inserido no regime de apoio sustentado, que corresponde a 400 mil euros para os próximos quatro anos.

Segundo o director da companhia, David Carvalho, a Filandorra vai \"conseguir estrear a 03 de Dezembro\" a peça \"A Menina e o Mar\", de Sophia de Mello Breyner, uma aposta para o público infantil.

Adiada para 2006, fica a estreia de \"Um forte Cheiro a Maçã\", de Pedro Eiras, que estava prevista para o final do mês de Outubro e contava com a encenação de Carlos Cardoso, coordenador do Curso de Teatro da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

A Filandorra, que possui acordos de cooperação com 38 municípios da região transmontana, vai ainda promover entre Novembro e Dezembro, um ciclo de teatro dirigido para as escolas do 3º ciclo do ensino básico e secundário.

Gil Vicente, com o \"Auto da Barca do Inferno\" e \"Auto da Índia\", e Almeida Garrett, com \"Frei Luís de Sousa\" e \"Falar a verdade a mentir\", são os autores que vão ser recordados pelos actores deste grupo.

A Filandorra promove ainda animações temáticas, como a Festa da Castanha e a Festa do Vinho e vai realizar 37 espectáculos, em 11 municípios do Douro Histórico, no âmbito do projecto \"Ambidouro\".

David Carvalho referiu que o espaço \"Filandorrinha\", instalado no Teatro Municipal de Vila Real, vai ser incrementado com a iniciativa \"Teatrinho de Brincar\" e diversos ateliers como o do livro contado e musicado, sombras chinesas, jogos dramáticos, fantoches e gigantones.



PARTILHAR:

ADSL pelos fios electricos

28 de Outubro e 6 de Novembro