O secretário-geral do PS, António José Seguro, exigiu, este domingo, esclarecimentos ao Governo sobre as obras na autoestrada do Marão, que vai ligar Amarante a Vila Real, paradas há oito meses.

Para as «preocupações» e «perplexidades« provocadas por esta paragem, o líder do PS diz que são precisos esclarecimentos mas também «concluir a obra.

\\"Mais importante do que esclarecer é necessário que o Governo dê orientações no sentido de que esta obra seja concluída, sobretudo porque já estão pagos mais de metade dos seus custos\\", salientou, no final de uma visita ao Museu do Douro, na Régua, no âmbito do \\"Roteiro do Interior\\" que já o levou aos distritos de Bragança, Guarda e Vila Real.

Pela terceira vez, as obras pararam no Túnel do Marão, inserido na autoestrada que vai ligar Amarante a Vila Real. Na segunda-feira, dia 27, passam oito meses desde que a concessionária decidiu suspender os trabalhos e não há previsões para o recomeço.

Pedro Silva Pereira, deputado do PS e antigo ministro do Governo de José Sócrates, foi um dos grandes defensores da construção da autoestrada, que inclui o maior túnel rodoviário da Península Ibérica.

\\"Se o senhor ministro da Economia não tem tempo, tem muitos afazeres, tem que entregar a solução deste problema a outro. Agora ao fim de oito meses é preciso que o Governo se interesse finalmente por esta região e resolva este problema\\", salientou o ex-governante.

Até porque, salientou, se trata de \\"um projeto ambicionado há muitas décadas pela população transmontana, um projeto necessário, que contribui para o desenvolvimento e dá emprego\\".

Em pico de obra chegaram a trabalhar nesta concessão cerca de 1400 pessoas.

Além do mais, para Pedro Silva Pereira, esta obra \\"é a melhor prova do desinteresse que o Governo tem mostrado pelo desenvolvimento do interior\\".

Em \\"defesa\\" do interior está o PS que, depois de percorrer oito distritos, que representam cerca de 60% do território continental e onde vivem apenas 14% dos portugueses.

Este roteiro termina a 3 de março em Castelo Branco com uma conferência nacional sobre \\" A Defesa do Interior\\".



PARTILHAR:

Adega de Abaças

Emigração sempre foi o fardo do português -- João Pedro Marques