Este ano, na sequência da política desenvolvida na área do ambiente, a Câmara Municipal de Vila Real decidiu aderir ao \"Dia Europeu Sem Carros\", que será assinalado a 22 de Setembro. Assim, nesse dia, a autarquia vai levar a cabo diversas acções de consciencialização do público, tendo em vista \"o desenvolvimento de novos padrões de comportamento que sejam compatíveis com uma mobilidade urbana melhorada e com uma maior protecção do ambiente\".

O vereador Miguel Esteves, responsável pela organização do evento, pretende \"ver toda a sociedade vila-realense envolvida nesta iniciativa\". Por isso, na manhã do passado dia 30, teve lugar uma reunião, para a qual foram convidadas associações e escolas do concelho, de modo a \"angariar\" ideias alusivas à comemoração da data.

Na sua primeira participação neste tipo de iniciativa, a Câmara Municipal de Vila Real optou por aderir apenas ao Dia Europeu Sem Carros. No entanto, Miguel Esteves diz que \"fica em aberto a possibilidade de, no próximo ano, se avançar com uma participação mais arrojada, com a adesão à Semana Europeia da Mobilidade\".

Apesar de neste momento estar na fase de recolha de ideias, a autarquia vila-realense já definiu as ruas que irão fechar ao trânsito no próximo dia 22. As onze vias vedadas aos automóveis nesse dia são as ruas Avelino Patena, Isabel de Carvalho, 31 de Janeiro, Cândido dos Reis, Alexandre Herculano, Miguel Bombarda, da Boavista, as Avenidas 1º de Maio e Almeida Lucena, e o Largo de São Pedro.

Melhorar o ambiente

As campanhas \"Dia Europeu Sem Carros\" e \"Semana Europeia da Mobilidade\" surgiram na sequência de uma directiva comunitária relacionada com a qualidade do ar nas cidades, que veio lançar o alerta para os crescentes problemas resultantes do uso do automóvel.

Sensibilizados para esta questão ambiental, vários países da União Europeia, incluindo Portugal, lançaram-se na organização de um dia que subverte a habitual predominância do automóvel nas grandes cidades. A iniciativa tem como principais objectivos \"suscitar o debate sobre os efeitos nefastos da utilização desregrada do automóvel\" e \"sensibilizar os cidadãos para a necessidade de serem adoptados padrões de comportamento que favoreçam a mobilidade urbana e reduzam os níveis de poluição sonora e atmosférica\". Este evento é apoiado política e financeiramente pela Comissão Europeia.



PARTILHAR:

Trânsito cortado

GDB afastado da Taça de Portugal