A GNR de Vila Real deteve 850 pessoas no distrito em 2011 e contabilizou ainda 800 crimes de incêndio e 400 casos de violência doméstica. Entre as 850 detenções, na sua maioria por condução com excesso de álcool ou sem carta, 600 foram em flagrante delito.

Segundo os dados revelados por aquela autoridade, noticia a Lusa, 400 indivíduos foram detidos por condução sob o efeito do álcool, com uma taxa superior a 1,19 gramas por litro de sangue, e cerca de 200 pessoas detidas sem habilitação legal para conduzir.

O major João Morgado fez um balanço da actividade da GNR no distrito de Vila Real e em 2011 registou menos acidentes rodoviários, menos feridos graves e ligeiros. No entanto, contabilizaram-se mais três vítimas mortais do que no ano anterior, num total de 20.

Em 2011, a GNR registou 800 crimes de incêndio no distrito e identificou 57 suspeitos de atear fogos, dois dos quais foram detidos.

Criminalidade contra pessoas

A nível da criminalidade contra pessoas (homicídios, ameaças ou violações) a GNR contabilizou cerca de mil ocorrências.

No mesmo ano foram contabilizadas 400 ocorrências de violência doméstica, valores idênticos aos de 2010. Actualmente, a GNR já intervém junto das escolas, com acções de sensibilização contra a violência no namoro.

Furto de metais, posse ilegal de armas e droga

A GNR está ainda atenta ao furto de metais, segundo indicou o major, lembrando o protocolo assinado com a EDP, que pretende identificar as zonas de maior risco e onde existem furtos para que se possa actuar com maior rapidez.

A posse de armas ilegais tem maior incidência no norte do distrito, na zona do Alto Tâmega, onde se registou um aumento de apreensões.

Em 2011, foram feitas mais acções de investigação relacionadas com o tráfico de droga, que se traduziram num aumento de apreensões de estupefacientes.



PARTILHAR:

Iniciou hoje funções

Situação não é «virgem»