Os pedidos de habitação social em Vila Real duplicaram no último ano, encontrando-se 700 famílias na lista de espera da autarquia, disse a vereadora Dolores Monteiro.

O aumento das dificuldades económicas, em alguns casos motivadas pelo desemprego, está a levar, segundo a autarca, centenas de famílias de Vila Real a solicitar habitação social à autarquia local.

Dolores Monteiro referiu que existem actualmente 700 famílias em lista de espera, estando já identificados 50 casos mais prioritários.

As situações estão a ser analisadas, caso a caso, pelo recém criado Gabinete de Apoio à Família, incluído no Plano Municipal de Combate à Crise, que contempla 10 medidas de apoio às famílias e cinco às empresas do concelho.

A vereadora disse, ainda, que a autarquia vai adquiriu 15 imóveis no bairro dos Ferreiros, onde vão ser construídos 19 fogos destinados ao arrendamento social, estando, igualmente, prevista a compra de outros edifícios nas freguesias rurais que vão ser também transformados em habitação social.

A Câmara de Vila Real possui 722 habitações sociais espalhadas pelos bairros da Araucária, São Vicente de Paula e Vila Nova.

De acordo com Dolores Monteiro, as rendas, desse tipo habitações, variam entre os 70 cêntimos e os 260 euros.

Com vista à resolução de algumas situações ilegais, nomeadamente subarrendamentos no bairro da Araucária, o município está a fazer um levantamento exaustivo, havendo já algumas acções de despejo em tribunal.

No âmbito da iniciativa \"Câmara Amiga\", a autarquia apoia actualmente apoia 450 famílias (2510 pessoas) através da Loja da Solidariedade, doando roupa, comida ou outros bens de primeira necessidade.



PARTILHAR:

Organizado pelo Clube Automóvel da Régua

O «Enxoval do Bebé»