O Governo aprovou 37 projetos de reabilitação de regadios tradicionais no distrito de Vila Real que representam um investimento superior a 4,7 milhões de euros, anunciou hoje o Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural.

Em comunicado, o ministério avança que os regadios vão beneficiar mais de 1.630 hectares integrados nos concelhos de Boticas, Chaves, Montalegre, Murça, Ribeira de Pena, Valpaços, Vila Pouca de Aguiar e Vila Real, beneficiando de 1.700 agricultores.

Segundo o ministério, os projetos de recuperação complementam o Programa Nacional de Regadios, que prevê um investimento global de 560 milhões de euros na criação e na reabilitação de mais de cerca de 100 mil hectares de regadio até 2023, que vão gerar 10.500 postos de trabalho permanentes.

Em comunicado, o ministro da Agricultura, Capoulas Santos, congratulou-se com a aprovação dos projetos, considerando-os "uma aposta do Governo num pilar fundamental para o desenvolvimento da região", lembrando que se trata "de um instrumento essencial para a fixação das populações e para o apoio à agricultura familiar".

Segundo o ministro, os regadios fazem parte de um projeto mais amplo de valorização dos territórios e da atividade agrícola, "tornando-a mais produtiva e mais competitiva, nomeadamente através do uso mais eficiente da água".

Capoulas Santos acrescentou ainda a necessidade de adaptação da agricultura portuguesa às alterações climáticas e de contribuir para os objetivos do Governo relativamente à estratégia de descarbonização, neste momento em discussão pública, considerando "urgente promover o uso eficiente do recurso água e a constituição de reservas para enfrentar tempos de escassez decorrentes das alterações climáticas".



PARTILHAR:

Mais de 24 mil pessoas passaram pela Pista de Gelo em Bragança

Feira Gastronómica do Porco de Boticas de 11 a 13 de janeiro