O Conservatório Regional de Música de Vila Real, um investimento de 2,2 milhões de euros, é hoje inaugurado pela secretária de Estado das Artes e Espectáculos, Teresa Caeiro, segundo fonte da autarquia.

A inauguração da nova infra-estrutura que disponibilizará 16 cursos para 150 alunos, apoiados por 28 professores, atrasou cerca de um mês por razões de ordem técnica.

No entanto, as aulas já estavam a ser ministradas em instalações provisórias desde meados de Setembro.
O Conservatório Regional de Música de Vila Real disponibiliza os cursos básicos e complementares de piano, violino, violeta, violoncelo, contrabaixo, viola, dedilhada, clarinete, saxofone, trompete, trombone, flauta transversal, tuba, formação musical, canto e percussão.

Tem ainda cursos de pré-iniciação musical, para crianças entre os quatro e os seis anos, e iniciação musical entre os seis e os nove anos.
O presidente da Câmara de Vila Real, Manuel Martins, disse que vai ser proposto ao Ministério da Educação a realização de cursos de técnicas de construção dos instrumentos tradicionais portugueses, bem como outros de aprendizagem e desenvolvimento de técnicas de execução.

O autarca salientou que se pretende promover a investigação e recolha históricas do património cultural da região, nomeadamente no que diz respeito aos aspectos etno-musicológicos.

Esta infra-estrutura funciona no antigo Convento de São Domingos, um edifício do século XV contíguo à Sé Catedral, que está há mais de um ano a ser objecto de obras profundas de reabilitação.

O conservatório vai ser gerido pela Fundação Comendador Manuel Correia Botelho, um benemérito natural de Vila Real e emigrante no Brasil, que já contribuiu com muitas doações para associações da cidade.
A cerimónia de inauguração realiza-se às 16 horas.

No âmbito da festa de inauguração actuam, no grande auditório do Teatro de Vila Real, a Orquestra Jovem do Instituto Orff do Porto e o Quinteto Ad Libintum.

Esta infraestrutura é uma mais valia para a região, uma vez que contribui para a conservação do património cultural de Vila Real, nomeadamente a nível musical.



PARTILHAR:

Mais acidentes no memso local

Sentugal Valente