Foi ontem lançada, na Avenida da Índia, em Belém, a primeira pedra da nova sede da Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro. Uma espécie de presente de aniversário, no fim-de-semana em que se comemoram 100 anos sobre a fundação desta instituição em Lisboa.

A cerimónia de ontem contou com a presença do presidente da Câmara de Lisboa, Carmona Rodrigues, que afirmara a sua intenção de lançar a primeira pedra da nova sede precisamente no dia 24 de Setembro. Lembrando as suas raízes transmontanas, defendeu que este projecto vai requalificar uma «zona que não está arranjada» e tem «casas degradadas, que pertencem à Câmara e à Misericórdia».

E adiantou que irá haver um rearranjo do quarteirão, com a reabilitação dos edifícios, em concertação com o Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR).

O presidente da Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro, Nuno Aires, era um homem feliz. \"Sinto muito orgulho e satisfação\", disse. A nova sede, construída em quatro mil metros quadrados de terreno cedido pela autarquia, será feita a expensas da associação.

O projecto, avaliado em 2,5 milhões de euros, contempla um open space, restaurante com capacidade para cerca de 200 pessoas e um logradouro em jeito de eira, entre outros equipamentos. Existem na região de Lisboa cerca de 350 mil transmontanos.



PARTILHAR:

2.º e 3º ciclos vivem uma mudança radical

No palco, choro e tristeza na despedida de três componentes