Alexandre Parafita

Alexandre Parafita

Um louvor oportuno a dois insignes transmontanos


O Instituto Politécnico de Bragança (IPB) completa hoje 40 anos de vida. Número redondo de uma efeméride sempre propícia para louvar dois notáveis transmontanos, cuja visão estratégica, inteligência e dinamismo permitiram erguer esta instituição no “interior mais profundo do interior profundo” de Portugal (nas palavras de MRS).

Joaquim Lima Pereira, era Reitor em exercício no IUTAD (depois UTAD), quando, em 1983, decidiu fazer as malas e romper para Bragança com ideias muito claras sobre o que pretendia para o desenvolvimento e coesão do território. Porquê Bragança? Sempre os amigos souberam que havia ido parar a Bragança como jovem oficial de Cavalaria no regimento local quando conheceu aquela de quem se dizia “ser a rapariga mais bonita da cidade e arredores”. Uma paixão que logo estendeu à cidade e à região, como a sua obra bem o demonstrou. Foi um dos fundadores, com Dionísio Gonçalves, do IPB e, nesse mesmo ano, foi o seu primeiro Presidente da Comissão Instaladora, dando início a uma imparável maratona de desenvolvimento local e regional. Faleceu em 2009.

Dionísio Gonçalves, bragançano de gema, ingressou como assistente em 1975 no IPVR, em Vila Real, depois IUTAD, onde fez o seu doutoramento em 1986. Aí teve como mestre Joaquim Lima Pereira, que presidiu ao júri do seu doutoramento. Ambos romperam de Vila Real para Bragança, em 1983, partilhando projetos e ideias firmes para o desenvolvimento do interior mais esquecido de Portugal. Dionísio Gonçalves assumiu, nessa data, o cargo de Presidente da Comissão Instaladora da Escola Superior Agrária, que foi, juntamente com a Escola Superior de Educação, uma das pedras basilares do IPB. Tornou-se assim uma figura incontornável do desenvolvimento da região e um lutador incansável pelo crescimento do IPB, do qual foi presidente durante mais de duas décadas, assumindo ainda hoje o lugar de Presidente do Conselho Geral.

https://www.facebook.com/alexandre.parafita.escritor



Partilhar:

+ Crónicas