Alexandre Parafita

Alexandre Parafita

Querem lá eles saber de Cultura!


Apenas Paulo Raimundo e Rui Tavares (a quem tiro o meu chapéu) trouxeram a Cultura para os debates, o que significa que para os partidos do “arco”, aqueles que podem, na realidade, chegar ao poder, a Cultura pouco ou nada representa. A Cultura sempre deu poucos votos… e isso pode explicar tudo.

Mas ignorar que para uma vida verdadeiramente humana, para além do direito à Saúde, à Educação, ao Trabalho, à Habitação, à Justiça, há também o direito à Cultura, como indispensável à dignidade e ao livre desenvolvimento da personalidade de cada um (como diz a Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948), traduz um grave retrocesso civilizacional.

A Cultura é o caminho para a humanização, é com ela que se constrói uma sociedade mais democrática, mais justa e mais solidária. Até porque o direito à Cultura está na base dos outros direitos. O homem sem Cultura será sempre o mais enganado, o mais humilhado e o mais explorado.

Infelizmente, só na hora em que convém (ficar bem no “boneco”), é que os políticos lá chegam. Mas na hora de arrebanhar votos… que se lixe a Cultura!

www.facebook.com/alexandre.parafita.escritor





Partilhar:

+ Crónicas