Alexandre Parafita

Alexandre Parafita

Prof. Adriano Moreira, 100 anos de singular patriotismo

Faz 100 anos na próxima terça-feira (6 de setembro). Transmontano de Grijó, filho de gente pobre e humilde, subiu na vida sob os mais elementares princípios da ética e da dignidade, tornando-se uma das maiores referências nacionais na capacidade de intervenção cívica.

Como professor, apresenta um legado de pensamento, que continua a influenciar sucessivas gerações de estudantes e académicos.

Como político, ousou fazer a ponte entre a velha ordem do Estado Novo e a Democracia. Foi Ministro do Ultramar, mas quando o ditador o contrariou nas políticas que propunha para o futuro dos territórios de África, enfrentou-o, com a verticalidade de um transmontano, dizendo: “Vossa Excelência acaba de mudar de ministro”.

Entrevistei-o, como jornalista, quando era presidente do CDS. Cada frase sua era uma lição de vida e de civilidade.

Foi com muita honra que recebi a notícia de que, nas cerimónias do seu centenário, no Parque das Nações, irei ser uma das personalidades contempladas com o PRÉMIO HONORÍFICO PROF. DOUTOR ADRIANO MOREIRA. Humildemente, deixo o meu profundo agradecimento a quem se lembrou de indicar o meu nome.

 


Partilhar:

+ Crónicas