Alexandre Parafita

Alexandre Parafita

Força, professores!

Eles sim, são os heróis de Portugal. Muito acima de futebolistas, políticos, ministros, deputados ou banqueiros.

Conheço muito bem a tortura da sua rotina. Trabalham de sol a sol nas escolas com horários sobrecarregados, turmas enormíssimas (muitas carregadas de problemas que as famílias não resolvem). Mas trabalham também pelas noites e madrugadas dentro (com pastas e pastas de exames, de planos de aula, planos de recuperação de alunos, RTP’s - Relatórios Técnico Pedagógicos, registos regulares da evolução dos alunos, informações para encarregados de educação, redação de atas, fichas de trabalho, testes de diagnóstico e testes de avaliação, elaboração e correção de fichas de leitura, exercícios de expressão escrita, relatórios de autoavaliação do desempenho docente… etc, etc. etc.). Muitos estão deslocados a centenas de quilómetros das suas famílias, distribuindo ternura e carinho pelos filhos de outros, mas impedidos de o fazerem com os seus. E muitos ainda não conseguem sequer constituir família em face da instabilidade a que estão sujeitos.

Eles sim, são os heróis. Conseguem fazer milagres, ser inventivos, contrariando as desventuras de um sistema que lhes retira direitos de ano para ano, de um sistema inibidor do entusiasmo e da criatividade, um sistema que fomenta o desrespeito e a humilhação social dos seus professores (“Perdemos os professores, mas ganhámos a opinião pública”, disse um dia a Ministra).

E continuam, ainda assim, a obter resultados, a plantar sorrisos entre as crianças, a abrir rumos de esperança no seio dos jovens.

Se o Ministro Costa não entende isto, o que está ele a fazer na Educação?

https://www.facebook.com/alexandre.parafita.escritor/



Partilhar:

+ Crónicas