Luís Barros, 51 anos, e o filho Vasco, de 19 anos, disputam um o campeonato nacional Legends Classics Cup.

A paixão pelas corridas automóveis e a alta velocidade junta muitos familiares e, em Vila Real, há pais e filhos, irmãos e primos a correrem em conjunto ou a disputarem a “mítica pista” onde todos querem ganhar.

Luís Barros, 51 anos, e o filho Vasco, de 19 anos, disputam um o campeonato nacional Legends Classics Cup, com ronda no Circuito Internacional de Vila Real, que termina hoje.

Dentro de pista não há laços familiares e o objetivo é apenas um: ganhar.

“É pena, mas tenho que lhe ganhar. É provável que dentro de mais um ano ou dois me consiga ganhar, mas até agora nem ele nem ninguém”, afirmou Luís Barros à agência Lusa.

Vasco continuou: “Dentro de pista vou mesmo para ganhar, independentemente de ser pai, filho ou outra coisa, é para ganhar”.

São de Famalicão e foi com o pai que Vasco, aluno do curso de engenharia mecânica, ganhou “o bichinho” por este desporto de alta velocidade.

O pai já corre há 25 anos e garantiu que disputar o circuito de Vila Real “é um prazer duplicado”.

“A adrenalina é incrível. Esta gente, esta moldura humana, estas pessoas que estão nas varandas, nas paredes, nos muros, enfim, em todo o circuito, é incrível, as pessoas vibram, gostam de ver os pilotos a dar gás e nós, dentro dos automóveis também ficamos cada vez mais motivados”, salientou Luís Barros.

E, já esta manhã, Luís Barros venceu da corrida dos Legends Classics Cup e Vasco Barros ficou em segundo lugar.

Luís, 33 anos, e Raul Delgado, 31 anos, são de Chaves e fazem equipa também no Legends Classic Cup.

“Já corro desde os 11 anos. Fui fazendo corridas de todas as modalidades, foi um bichinho que ficou e ainda não acabou”, referiu Luis Delgado.

O irmão entrou no mundo do automobilismo com um grupo de amigos. Gostou e, mais tarde, resolveram os dois fazer uma equipa.

Trabalham numa oficina de automóveis em Vila Verde da Raia, Chaves, e é lá que preparam, em conjunto, o carro de competição. O automobilismo é, segundo dizem, um “desporto muito caro” e, por isso, só pode ser um ‘hobby’ ao qual se fazem as contas todos os anos.

A paixão destes irmãos é a corrida a alta velocidade, mas Vila Real e a moldura humana que modela todo o circuito é o incentivo especial.

“Aqui está sempre cheio de público, enquanto em outros circuitos há muito pouca gente”, salientou Raul Delgado.

Manuel Pedro Fernandes, 41 anos, realizou este ano o sonho de competir numa prova internacional, ao participar e vencer a primeira corrida da Taça Europeia de Carros de Turismo (ETCC).

A sua história começa com das personagens mais queridas do desporto motorizado nacional dos anos 80 e 90, Manuel Fernandes. Do seu pai herdou a paixão pelas corridas e é já desde os 16 anos que participa em provas.

“O bichinho foi transmitido pelo pai, sim, sem dúvida. Na altura não levava muito a sério mas há cinco anos que comecei a levar mais a sério e a tentar obter bons resultados e sobretudo a preparar bem os anos”, referiu.

O desporto é caro e, por isso e por agora, Manuel Pedro Fernandes apenas quer cumprir o sonho na sua terra natal, Vila Real, onde foi efusivamente aplaudido pelos milhares de espetadores.

As primeiras corridas no Circuito de Vila Real, criado por Aureliano Barrigas, realizaram-se em 1931 e foram incluídas no programa das festas da cidade.

A organização do evento envolve a autarquia local, o Clube Automóvel de Vila Real e a Associação Promotora do Circuito Internacional de Vila Real.
Lusa



PARTILHAR:

Tiago Monteiro vence a prova de WTCC

Vagas para nadadores-salvadores e socorristas em Macedo