A partir do próximo mês de Julho, a cidade de Bragança poderá ter ligações aéreas para a cidade francesa de Agent, nas proximidades de Toulouse. Os voos serão assegurados pela Aerocondor, a empresa que, actualmente, opera na carreira aérea Bragança-Lisboa.

A pista do aeródromo bragançano já está a ser ampliada para 1.700 metros e, se as obras estiverem concluídas até Junho do próximo ano, as ligações para França podem arrancar no mês seguinte.
Os voos internacionais serão feitos em avião de 50 lugares entre a capital de distrito e Agent, com possibilidade de ligação a Paris, dado que a Aerocondor já faz três viagens diárias entre as duas cidades francesas, operando com um avião de média capacidade.

Segundo o presidente da Aerocondor, Vítor de Brito, o elevado número de transmontanos que trabalham em França é um dos motivos que mais pesa num estudo de mercado desenvolvido pela empresa para criar a carreira internacional.

Nos meses de Verão e nas épocas festivas, a empresa poderá voar diariamente para Agent, dado que nessas alturas o fluxo de emigrantes é maior. Se a carreira aérea for rentável, Vítor de Brito garante que a Aerocondor continuará a assegurar o serviço.

O projecto está agora dependente do avanço das obras de ampliação da pista do Aeródromo de Bragança, cuja conclusão a Câmara Municipal aponta para Junho.
O presidente da autarquia, Jorge Nunes, garante que o prazo será cumprido de forma a que os aviões comecem a levantar voo em direcção a França a partir do mês de Julho.

Passageiros para Lisboa aumentam

Entretanto, a Aerocondor vai voltar a concorrer à concessão da carreira aérea regional Bragança-Vila Real-Lisboa.

O contrato celebrado, há dois anos, com o Governo expira no próximo dia 28 de Agosto e a empresa mostra-se interessada em renovar a concessão. \\"Ninguém como nós está habilitado a manter a carreira aérea com o sucesso que está a ter, com os equipamentos e a experiência necessárias para servir a região\\"

Segundo o presidente da Aerocondor, a ligação aérea \\"é um sucesso\\", dado que a taxa de ocupação do avião de 19 lugares é de cerca 70 por cento.

Um dos motivos que está na base do aumento do número de passageiros é o facto de o avião pernoitar em Bragança e levantar cedo para Lisboa, o que permite aos passageiros permanecerem mais tempo na capital e regressarem no mesmo dia.



PARTILHAR:

Luta pelo fecho de um bar

espólio de trajes tradicionais,