Os 50 anos do grupo Pauliteiros de Miranda do Orfeão Universitário do Porto serão assinalados hoje durante num espectáculo que tem lugar no Rivoli Teatro Municipal, foi ontem anunciado.

A homenagem, que contará com a presença do reitor Novais Barbosa, insere-se no Sarau Anual do Orfeão Universitário do Porto, que este ano coincide com a III Mostra Ciência, Inovação e Ensino, a decorrer no Pavilhão Rosa Mota.

O Sarau Anual, que se realiza desde 1943, proporcionará \"o reviver da cultura e tradições do país, através dos seus grupos etnográficos\", refere a instituição, realçando também a actuação dos grupos de fado e das tunas académicas feminina e masculina.

No mesmo espectáculo actuará ainda o grupo de Música Popular Brasileira do Orfeão.
O Orfeão Universitário do Porto (OUP) foi criado em 1912, cerca de um ano após a criação da Universidade do Porto.

Actualmente, é constituído por cerca de 200 estudantes das várias faculdades da Universidade do Porto que trabalham nos 19 grupos que o constituem e se aglomeram sobre três grandes vertentes: coral, etnográfica e académica.

A acção cultural do OUP foi já distinguida, entre outras, com a Medalha de Ouro de Mérito Artístico da Cidade do Porto e com os graus de Comendador da Ordem de Instrução Pública e Comendador da Ordem da Benemerência, tendo também sido reconhecido como Pessoa Colectiva de Utilidade Pública.

O OUP realiza regularmente recolhas etnográficas nas diversas regiões do país com o intuito de melhorar e aprofundar o repertório e a qualidade de cada grupo.
Possui um valioso espólio de trajes tradicionais, alguns dos quais únicos em Portugal, como são os trajes dos Pauliteiros.



PARTILHAR:

Voos serão assegurados pela Aerocondor.

73 doses de heroína