O IP4 voltou a ser palco de uma tragédia que trouxe luto e dor a algumas famílias transmontanas. No balanço do dia, em que se registaram três acidentes, duas pessoas morreram e nove pessoas ficaram feridas, três das quais com gravidade.

O acidente de maior gravidade aconteceu na zona de Balsa (Alijó), pelas 6 horas, quando um automóvel, onde seguiam cinco jovens, em direc- ção a Vila Real, se despistou e provocou a morte de dois dos ocupantes, por sinal namorados, que regressavam de uma festa numa discoteca da zona de Macedo de Cavaleiros. O acidente provocou ainda dois feridos graves e um ligeiro.

A crer nas marcas deixadas no local, o choque foi violento. O carro, um Citroën Xsara 2.0 HDI, terá ficado fora de controlo e resvalou para a berma, bateu num talude e rodopiou de seguida, indo de rectaguarda ao encontro da esquina de um rail, onde se imobilizou. Dois corpos foram cuspidos e ficaram a cerca de 50 metros do local do embate Filipa Alexandra, que ficou presa junto às raízes de uma árvore; e Hugo Duarte Silva, que acabou por falecer já no Centro Hospitalar de Vila Real/Peso da Régua, para onde foi transferido.

Acorreram ao local os Voluntários das corporações Cruz Branca e Cruz Verde, ambos de Vila Real, e uma VMER. Um dos feridos, Ricardo José foi transferido para o Hospital de S. João, no Porto. Rómulo Cláudio (com ligeiras escoriações) e Eunice Patrício, (com problemas na coluna) estão internados em Vila Real.

Eunice Patrício \"não conhecia os rapazes\", segundo um familiar, e terá aceite uma boleia para Vila Real. \"Era para vir no mesmo dia de autocarro, mas face à insistência da amiga Filipa resolveu vir no carro\". De acordo com a mesma fonte, Eunice Patrício \"lembra-se que o carro seguia a uma grande velocidade, perto dos 240 Km/h\".

De resto, o excesso de velocidade é a causa provável do acidente apontada pela Brigada de Trânsito da GNR. O seu Núcleo de Investigação Criminal está a tentar apurar mais elementos sobre as suas causas, já que não se sabe quem conduziria o carro na altura do acidente. A audição aos intervenientes vivos no sinistro será, pois, fundamental.

O funeral da Filipa Alexandra está marcado para hoje, às 17 horas, em Favaios, enquanto o de Hugo Duarte sairá da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Vila Real, às 15.30 horas, para o cemitério de Santa Iria.

Ainda no IP4, um choque em cadeia na ponte sobre o Cabril provocou três feridos ligeiros. Destaque, por fim, para um derradeiro acidente, no lugar de MalhÎ, em Alijó, onde se registou um ferido grave e dois ligeiros.



PARTILHAR:

Aprovado pelo Executivo

Campelo e Marzagar