Trás-os-Montes estive presente na BTL 2019- Bolsa de Turismo de Lisboa, que decorreu de 13 a 17 de março, na FIL, no Parque das Nações, em Lisboa, organizadas pelas diversas CIM territoriais. a CIM - Terras de Trás-os-Montes , a CIMDOURO e a CIM Alto Tâmega e O GEOPARK Terras de Cavaleiros em Stand próprio. 

No pavilhão do Terras de Cavaleiros Geopark Mundial da Unesco, os Caretos de Podence andaram à solta e foram os reis da festa, também houve a apresentação do GeoFood com merenda transmontana, com a presença da chefe Justa Nobre. 

A BTL é entendida como uma oportunidade de excelência para promover o potencial turístico do território, junto de profissionais do setor e investidores nacionais e internacionais, mas também junto dos milhares de visitantes que anualmente por ali passam à procura de novidades para férias e momentos de lazer.

A Comunidade Intermunicipal do Douro é uma associação de municípios de fins múltiplos, pessoa coletiva de direito público de natureza associativa e âmbito territorial, constituída desde 15 de Janeiro de 2009, abrangendo os Municípios de Alijó, Armamar, Carrazeda de Ansiães, Freixo de Espada à Cinta, Lamego, Mesão Frio, Murça, Peso da Régua, Moimenta da Beira, Penedono, S. João da Pesqueira, Sernancelhe, Sabrosa, Santa Marta de Penaguião, Tabuaço, Tarouca, Torre de Moncorvo, Vila Nova de Foz Côa e Vila Real.

A Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega esteve presente no evento, representando os seis municípios que constituem este território.

A participação da CIM-AT na BTL 2019 assentou, fundamentalmente, na promoção e divulgação do património gastronómico, natural, cultural e histórico existente no Alto Tâmega. A região do Alto Tâmega, constituída pelos municípios de Boticas, Chaves, Montalegre, Ribeira de Pena, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar

Integrada no Stand da Turismo Porto e Norte e com uma área própria de 54m2, a CIM-TTM apostou na promoção conjunta do território na maior Feira de Turismo a nível nacional. Uma forma de afirmar a atratividade turística dos 9 concelhos que constituem a Comunidade Intermunicipal, num setor considerado estratégico para o desenvolvimento territorial.

Recorde-se que a CIM-Terras de Trás-os-Montes são constituídas pelos concelhos de Alfândega da Fé, Bragança, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mirandela, Mogadouro, Vila Flor, Vimioso e Vinhais.

Para além da gastronomia, da história, natureza este território tem na tradição e cultura uma das suas principais riquezas, daí que quem passar pelo espaço das Terras de Trás-os-Montes na BTL pode ser surpreendido por figuras emblemáticas do território como são os Caretos e os Pauliteiros de Miranda do Douro e levar para casa uma fotografia como recordação.

Foram muitas as pessoas que quiserem tirar fotos com os caretos, que são um excelente meio de promoção e aglutinação da identidade de Trás-os-Montes  e Alto Douro, pela seu colorido e constante agitação. Os caretos são a referencia do imaginario trnasmontano.

No ano que tudo se decide a favor dos Caretos de Podence deixamos aqui as fotos da sua participação na BTL


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Ministério da Cultura atribuiu Medalha de Mérito Cultural à Graça Morais

Miranda do Douro lidera Associação Ibérica de Municípios