O Instituto Politécnico de Bragança (IPB) homenageou, na passada sexta-feira, Dionísio Gonçalves. O presidente cessante recebeu o louvor de todos aqueles que estiveram ao seu lado, na luta pelo crescimento do IPB.

Durante a cerimónia, entidades da instituição e do distrito de Bragança enalteceram o trabalho desenvolvido por Dionísio Gonçalves, bem como o seu contributo para a afirmação do Ensino Superior no Nordeste Transmontano.
A par da expansão em Bragança, o IPB também se implantou na cidade de Mirandela. Apesar da melhoria das instalações ainda não estar concretizada, o presidente da autarquia mirandelense, José Silvano, realçou o contributo do pólo do IPB para o desenvolvimento do concelho.

O presidente da Câmara Municipal de Bragança, Jorge Nunes, também realçou a importância do IPB para a capital de distrito e para a região.
A par dos elogios ao trabalho desenvolvido por Dionísio Gonçalves, o edil bragançano mostrou-se contra a fusão do IPB com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Em jeito de resposta ao ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Mariano Gago, Jorge Nunes afirmou que o IPB deve estabelecer parcerias com universidades de outros pontos do País, nomeadamente do litoral.

Sobrinho Teixeira toma posse na próxima quinta-feira

Na hora da despedida, Dionísio Gonçalves recordou o percurso levado a cabo pela instituição até chegar às dimensões dos dias de hoje.
Além disso, também lembrou o trabalho desenvolvido em prol do Nordeste Transmontano, não esquecendo o seu fascínio pela aldeia de Montesinho.

As suas previsões climatéricas também foram enaltecidas nesta homenagem e Dionísio Gonçalves não escondeu a sua paixão pela Meteorologia.
Após 23 anos à frente do IPB, o homenageado realçou a qualidade de ensino e o aumento da qualificação do pessoal docente, visto que, actualmente, leccionam cerca de 200 doutores na instituição.

Apesar do Ensino Superior em Portugal estar a atravessar momentos difíceis, aos quais o IPB não é alheio, o presidente cessante acredita que o corpo docente e as bases científicas alcançados pela instituição são pilares fundamentais para o futuro.
Após a cerimónia de despedida de Dionísio Gonçalves, o novo



PARTILHAR:

Esquadra em degradação

Junta de Freguesia de Lamares