Comparativamente ao mesmo trimestre do ano passado, o número de acidentes no IP4 diminuiu. O número de vítimas mortais e de feridos ligeiros também diminuiu, mantendo-se o mesmo número de feridos graves. Contudo, verificou-se um aumento da sinistralidade nas estradas nacionais, nomeadamente na EN2, EN103 e EN206. Segundo as estatísticas, a sinistralidade em meios urbanos também se tem vindo a agravar, preocupando a Comissão.

Após analisar os dados, a Comissão chegou à conclusão que \"é necessário implementar medidas correctivas\", que passam por fazer um levantamento exaustivo dos troços principais da sinistralidade, os chamados \"pontos negros\", e da situação em que se encontram as passadeiras e paragens de autocarros, bem como a sinalização complementar ao longo das estradas nacionais.

No que toca ao IP4, a Comissão aprovou a implementação de diversas medidas, como a correcção da curva ao quilómetro 80 +100 e a colocação de bandas rebatíveis e a sua respectiva sinalização ao longo das zonas onde se registam mais acidentes. Para além disso, pretende, nos meses em que se registam maior número de acidentes (Março, Abril, Setembro e Outubro), promover um acréscimo das acções de fiscalização, tanto neste Itinerário como nas estradas nacionais, complementadas com campanhas de sensibilização e informação aos condutores.

Criar um grupo de trabalho, constituído por diversas entidades do distrito, é outro objectivo da Comissão Distrital de Segurança Rodoviária, a fim de elaborar uma matriz de acidentes, onde serão registados todos os factores endógenos e exógenos que rodeiam o sinistro, bem como quantificado o peso de cada um desses factores para a ocorrência do acidente. Este trabalho permitirá uma inventariação das causas dos sinistros e a elaboração de propostas de medidas no sentido de fazer diminuir rapidamente o número e a gravidade dos acidentes nesta via.

Por fim, ficou também explícita a necessidade de dotar o distrito com viaturas médicas de emergência rápida, para permitir um socorro mais célere e efectivo aos acidentados.



PARTILHAR:

Concluído há um ano e meio

Dias 2 e 5 de Agosto