Quase oito anos depois de um bombeiro ter morrido e de outro ter ficado ferido após a queda num poço das minas do Portelo, no Parque Natural de Montesinho, durante o combate a um incêndio, vai avançar o projecto de requalificação daquele espaço. A identificação dos buracos das minas arrancou na Primavera do ano passado, mas o projecto de requalificação só foi submetido a apresentação da Câmara Municipal em Novembro.

O projecto prevê a recuperação das antigas áreas mineiras da Ribeira e do Portelo, onde se extraía estanho e volfrâmio, que vão ser alvo de uma requalificação profunda ao nível ambiental e de segurança. A Câmara de Bragança já deu pareceres favoráveis aos projectos daquelas duas antigas minas, uma proposta da Empresa de Desenvolvimento Mineiro (EDM), que tem a seu cargo a revitalização de áreas mineiras abandonadas.

A recuperação ambiental e de segurança da área mineira da Ribeira está orçamentada em cerca de 710 mil euros e a recuperação da antiga área mineira do Portelo em cerca de 1725 euros. As intervenções deverão estar concluídas até ao final deste ano.

Os projectos foram objecto de candidaturas à Direcção Regional de Energia do Norte, com financiamento do Programa Operacional do Norte, e foi solicitado o parecer favorável da autarquia com vista à instrução do processo de candidaturas. A Câmara aceitou-o e a emissão da aceitação foi deliberada por unanimidade em reunião do Executivo.

Para cobrir os buracos mais pequenos, poderão ser usadas placas de cimento, mas os maiores terão de ser aterrados para garantir a segurança.

Há cerca de dois anos que o Parque Natural de Montesinho procedeu à vedação da área das minas do Portelo, e à sinalização dos buracos mais perigosos, uma vez que não estavam identificados.



PARTILHAR:

Seis anos depois das cheias há portugueses a passar fome em Vargas

Ainda sem data marcada