XX Aniversário do Encontro de Estudantes Cabo-Verdianos foi celebrado em grande estilo durante o fim-de-semana em Bragança.

 

Aos 350 estudantes cabo-verdianos a estudar no Instituto Politécnico de Bragança (IPB), juntaram-se mais 500 vindos dos quatro cantos do país. Com direito a bolo, as comemorações do XX Aniversário do Encontro de Estudantes Cabo-Verdianos tiveram lugar na capital nordestina nos dias 4, 5 e 6 de dezembro. Organizada pela Associação de Estudantes Africanos de Bragança, esta é já a segunda iniciativa do género a decorrer na cidade, sendo que o primeiro encontro aconteceu em 2011.
“Existe uma cooperação bilateral que dá muita atenção à área da educação do ensino superior e é neste quadro que recebemos, anualmente, cerca de 300 estudantes espalhados por várias universidades”, revelou a embaixatriz de Cabo-Verde em Portugal, que contabiliza 5000 estudantes cabo-verdianos de norte a sul do país. Na sua segunda visita a Bragança, Madalena Neves destaca a excelente integração dos jovens na cidade de acolhimento, o seu bom aproveitamento e assinala que os mesmos frequentam, sobretudo, áreas técnicas como engenharias. Um fato que pode contribuir ou até mesmo ser fundamental para o desenvolvimento do seu país de origem. Com a embaixatriz veio uma técnica que permitiu aos estudantes cabo-verdianos procederem ao seu recenseamento eleitoral. E não faltaram candidatos.
Como bom anfitrião, o presidente do IPB esteve sempre ao lado da embaixatriz. “Aqui o que está a funcionar é o passa-palavra. Ou seja, são aqueles que cá estão que dizem bem daquilo que veem e sentem e transmitem isso aos seus amigos de Cabo-Verde, o quão bom é experienciar a vida académica em Bragança”, assinalou Sobrinho Teixeira. 
Mas outras personalidades marcaram presença na cerimónia de abertura do XX Aniversário do Encontro de Estudantes Cabo-Verdianos, entre as quais o autarca brigantino. “Sabemos que a nossa comunidade estudantil é composta, felizmente, por um grande número de cabo-verdianos, que estão muito bem integrados, quer na cidade, quer na própria estrutura académica do IPB”, referiu na cerimónia de abertura o presidente da Câmara Municipal de Bragança, sublinhando o impacto económicos derivado, não só dos alunos que estudam cá, mas também dos estudantes que vieram passar o fim-de-semana. Hernâni Dias aproveitou, ainda, para destacar a publicidade positiva resultante desta iniciativa, no sentido em que serve para promover a cidade e captar novos alunos. “Virem a Bragança fazer este encontro, trazerem tanta gente e verificarem as condições que a cidade lhes oferece para que, eventualmente, em vez de 300 estudantes, passemos a ter 500 ou 600”, declarou o edil.
Para averiguar o impacto económico, o Diário de Trás-os-Montes dirigiu-se a um supermercado central com o intuito de procurar descobrir até que ponto estes jovens estudantes africanos “mexem” com a cidade. “Houve um aumento significativo no número de clientes este fim-de-semana, devido ao encontro de cabo-verdianos em Bragança”, assinalou a sócia-gerente do Minipreço. “Portaram-se muito bem, foram muito simpáticos e estas iniciativas deviam acontecer mais vezes. É bom para o negócio e a mistura de culturas só enriquece a cidade”, concluiu Deolinda Igreja, no ramo do comércio há 22 anos.
O “Encontro de Estudantes Berdianos” terminou domingo com a partida dos jovens africanos para as cidades onde estudam. Com eles, levam as saudades e para trás, deixam as novas amizades que fizeram, prometendo regressar, mais que não seja para visitar os que por cá ficaram.
 



PARTILHAR:

Possível gás radioativo em Boticas

O nascimento do Douro Film Harvest celebra-se em Zamora