Com o objectivo de elaborar um relatório para a Comissão de Agricultura, os deputados do PS estiveram no Alto Douro, onde verificaram os danos provocados pela queda de granizo de há duas semanas.

Também os Serviços Regionais de Agricultura estiveram já na zona.
Deputados do Partido Socialista eleitos pelo círculo de Vila Real visitaram segunda-feira as vinhas que foram atingidas pela chuva forte e queda de granizo e que terão graves consequências para a vindima deste ano. As visitas visam a elaboração de um relatório para a Comissão de Agricultura da Assembleia da República, tendo em atenção a tomada de medidas e das melhores soluções para minimizar os prejuízos causados por esta intempérie.

Com vista a complementar este relatório, também os Serviços Regionais da Agricultura visitaram já as zonas atingidas e, também eles, elaborarão um relatório técnico sobre os prejuízos.

Recorde-se que a queda de chuva e granizo dos passados dias 14 e 15 atingiu fortemente as freguesias de Carlão, Pinhão, Casal de Loivos, Vilarinho de Cotas, Vale de Mendiz, Vila Chã e Vilar de Maçada. Nestas localidades, os produtores de vinho, azeite e produtos hortícolas viram as suas culturas total ou parcialmente destruídas.

O Governo assegurou entretanto a entrega de cálcio para a desinfecção e cicatrização da vinha, mas em algumas vinhas as feridas são tão profundas que deverão ressentir-se nos próximos dois ou três anos.

Esta rápida acção veio ajudar um pouco os agricultores durienses, que estão a passar por uma grave crise, e no caso do concelho de Alijó estima-se que tenham sido cerca de 1000 famílias atingidas por este dilúvio.



PARTILHAR:

Familiares revoltados

10º Taça de Portugal