Pela primeira vez, todas as escolas EB 2. 3 e Secundárias do distrito de Bragança dispõem de um gabinete de saúde. O projecto envolve os cerca de 16 mil estudantes da região, que assim passaram a ter o acesso facilitado a informações sobre a saúde.

As questões relacionadas com a sexualidade são as que mais motiva a curiosidade dos jovens. Muitos acabam por ser encaminhados para as consultas de planeamento familiar nos centros de saúde.

A gravidez na adolescência continua a ser motivo de preocupação. Para já, só está analisada a situação da área de abrangência do Hospital de Mirandela, que envolve cinco concelhos. Em 2005 a gravidez na adolescência ainda representavam 3,42% do total dos 438 partos, número que sofreu uma redução em 2006 para 2,88%, num total de 312 partos. Entre 2003 e 2006 a percentagem variou entre os 3,17% e os 2,88%, e alguns dos casos não foram vigiados pelos profissionais de saúde da área de residência.

A coordenadora da Sub-Região de Saúde, Berta Nunes, admite que a situação continua \"preocupante\", e que é necessário trabalhar mais o problema dentro e fora das escolas, facilitando o acesso ao planeamento familiar, porque a maioria dos casos acontece em jovens que abandonaram o ensino. Berta Nunes considera que este tipo de gravidez não é um risco biológico, mas social, \"porque muitas deixam de estudar por causa da gravidez, o que compromete o futuro das jovens mães\".

A informação sobre os perigos da iniciação ao consumo de bebidas alcoólicas também não está a ser bem trabalhado nas escolas. \"Vamos ter que introduzir o tema, porque estudos mostram que a maioria dos jovens da região já teve contacto com o álcool\" afirmou.



PARTILHAR:

Promoção e divulgação da freguesia

Abrem-se as portas no Douro