A região do Douro vai abrir as suas portas gratuitamente a todos os visitantes, e durante todo o dia, no próximo fim-de-semana (dias 9 e 10). Ao todo, 30 quintas, a maioria das quais associadas da Rota do Vinho do Porto (RVP), oferecem visitas às casas, aos respectivos espaços museológicos, capelas, lagares, garrafeiras ou adegas; às vinhas e aos jardins.

As ofertas passam, também, e sobretudo por provas de vinhos, de espumantes e de azeite, mas nalguns casos, até de chás e scones e outros doces.

A iniciativa coube à Rota do Vinho do Porto, com sede na Régua, que lançou o desafio \"aos seus associados, mas também a todas as outras quintas da região, tendo aderido alguns membros da Rota de Cister, por exemplo, assim como outras quintas que não são aderentes de qualquer associação do género\", explicou, ao JN, o presidente da RVP, Paulo Outeiro.

Esta acção de marketing dirige-se \"sobretudo aos turistas do mercado nacional, mas também aos estrangeiros obviamente, que nesta época do ano, começam já a encher as unidades hoteleiras e as quintas da região\", disse, ainda, Paulo Outeiro.

O objectivo passa pela \"divulgação da região demarcada mais antiga do Mundo e do Douro Vinhateiro Património da Humanidade, não ficando apenas pela paisagem, mas promovendo os seus produtos e a sua gastronomia, a simpatia das pessoas e a sua hospitalidade, mas sobretudo os excelentes vinhos, e o enoturismo em termos gerais\", acrescenta o presidente da Rota do Vinho do Porto.

Em algumas das quintas, a aposta nesta iniciativa vai mais além na oferta, propondo sessões de \"Showcooking\", com pormenores idealizados pelo chefe Hélio Loureiro (Porto Palácio Hotel e selecção portuguesa de futebol), que incluem delícias como cerejas com vinho do Porto ou chocolate com o mesmo néctar.

A Rota do Vinho do Porto foi lançada em 1996 e a associação de aderentes surgiu dois anos depois, contando neste momento com 49 associados, entre produtores de vinho certificados, casas de turismo em espaço rural e centros de interesse vitivinícolo. Em 2006, mais de 10 500 turistas visitaram pelo menos uma quinta no Douro.



PARTILHAR:

Projecto envolve 16 mil estudantes

Parque de campismo flutuante