O Comando Territorial de Bragança, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Bragança, no dia 5 de maio, deteve dois homens, de 44 e 34 anos, por furtos nos distritos de Bragança e Vila Real.

A detenção ocorreu na sequência de uma investigação que durava há algumas semanas, tendo os homens praticado dois furtos em estabelecimentos comerciais localidade de Podence – Macedo de Cavaleiros, na noite em que foram detidos em flagrante.

Os detidos são suspeitos de terem praticado pelo menos 19 furtos em juntas de freguesia, sedes de associações culturais e recreativas e cafés, nos últimos meses, só no distrito de Bragança, o que vinha causando grande alarme social e preocupação junto de autarcas e população em geral.

Os autores dos furtos procuravam essencialmente dinheiro e as máquinas de tabaco, tendo também furtado outros objetos, como televisores e artigos informáticos.
A grande maioria dos furtos de que são suspeitos foram praticados durante o período de pandemia do Covid-19, aproveitando o pouco movimento de pessoas para efetuar os crimes.

Na sequência das detenções, foram realizadas buscas domiciliárias nos concelhos de Mirandela e Trofa, tendo sido apreendido:
• 1 000 euros em numerário,
• 208 maços de tabaco,
• Três televisores
• Diversos artigos informáticos,
• Produtos alimentares e diversas ferramentas utilizadas na prática dos crimes.

A operação contou também com o reforço do Destacamento Territorial de Mirandela, de Santo Tirso e o apoio da PSP de Mirandela.
Tendo sido presentes ontem, ao final do dia, a primeiro interrogatório judicial no Tribunal de Macedo de Cavaleiros, foi-lhes aplicada a medida de coação de prisão preventiva.

Para efeitos de recolha de imagem, o material apreendido estará exposto nas instalações do Comando Territorial de Bragança, sito na Avenida General Humberto Delgado, em Bragança, esta quinta-feira, 7 de maio, a partir das 10h30.

Foto: GNR



PARTILHAR:

Casa do Douro reage em comunicado à entrevista do presidente do IVDP

Aglomerado de pessoas no mercado de Chaves obrigou a ação da PSP