Numa carta enviada ao Diário de Trás-os-Montes, António Lencastre, presidente da Casa do Douro/Federação Renovação Douro,  em resposta ao artigo (Vivadouro) do Presidente do IVDP Instituto dos Vinhos do Douro e Porto, Gilberto Igrejas.

António Lencastre enviou também vários documentos com propostas ao governo para operacionalização de reserva estratégica de vinho do Porto “Assim, para se fazer frente a esta situação a Casa do Douro/FRD propõe que em conjunto com medidas de estímulo à queima de vinho tranquilo em stock , se crie, na Vindima de 2020, uma RESERVA QUALITATIVA (OU ESTRATÉGICA) DE VINHO DO PORTO de 30.000 (ex.) pipas de mosto (440.000 hl de mosto, ex.) que garanta que, no ano corrente, o volume global de mosto a beneficiar seja idêntico ao de 2019.”

Sobre o impacto do COVID-19 no Douro António Lencastre escreveu uma carta à ministra onde elenca uma serie de propostas sobre a crise no douro e onde se refere que “que as cooperativas e os produtores-engarrafadores não conseguem escoar os seus vinhos nem no mercado nacional nem nos mercados europeu, americano e asiático que estão completamente congelados. Sem vendas não há liquidez…! “

 

SEM REI NEM ROQUE

Definição ou significado de roque no Dicionário… www.infopedia.pt › dicionários › língua-portuguesa › roque (xadrez) fazer roque. Jogar o rei ao mesmo tempo que uma das duas torres. Sem rei nem roque. Sem governo, à toa, à matroca…

Depois de todos nós durienses, preocupados e prevenidos, vermos a crise do covid-19 instalar-se abruptamente na sociedade e na economia do Mundo, do País e da Região do Douro e depois de um início de campanha extremamente duro com uma forte pressão de míldio e outras maleitas só nos faltava um dos responsáveis da Região, o Presidente do IVDP/IP, vir dizer, a público, que não se passa nada…! Que todos os nossos anseios e reivindicações não são problema dele. Isto é incrível…!

Há evidencias que já motivaram todos os atores e responsáveis do Douro a propor medidas e a pedir apoios, não precisamos de gente a contravapor!

Neste momento já há uma situação acumulada, e muito visível, de contração nas encomendas e nas vendas de vinhos do Porto e Douro, a grande maioria das cooperativas, dos produtores engarrafadores e dos comerciantes já o sente na pele, muitos deles estão em layoff, os armazéns estão a abarrotar de vinho que mais evidências são necessárias para se dar o sinal de alerta? É necessário fazer algum inquérito para perceber o que os representantes da Produção e do Comércio já disseram à sociedade?

A Casa do Douro/FRD já propôs ao Governo e ao IVDP/IP quatro medidas essenciais para prevenir o futuro imediato da Região Demarcada do Douro:

  1. Promoção da queima de vinho Doc-Douro em excesso a preços compatíveis com a região;
  2. Criação de uma Reserva Qualitativa de Vinho do Porto que amenize uma possível quebra de benefício;
  3. Investimento em Promoção das marcas Porto e Douro específico para este tempo de crise e pós-crise;
  4. Retorno dos excedentes, da ordem dos 10 milhões de euros, referentes às taxas cobradas pelo IVDP/IP e não utilizadas em favor da Região e que todos os durienses sabem ser seus.

São medidas já propostas, consensuais entre os diversos atores da Região e que, até agora, não tiveram nem o apoio nem a resposta clara do IVDP.

Quem era suposto defender a região aguarda, serenamente, os ditames do Ministério da Agricultura, enquanto a crise se instala!

Peso da Régua, 05 de Maio 2020 António Lencastre Presidente da Casa do Douro/FRD



PARTILHAR:

Trás-os-Montes com mil largadas do inseto que combate a vespa das galhas do castanheiro

Prisão preventiva para dois detidos em flagrante por furtos