Na análise do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP) dos primeiros dez meses do ano, o Brasil posicionou-se no top 10 dos países consumidores de Vinho do Porto.

As exportações para esse mercado mostram uma evolução em alta, apontando as melhores estatísticas dos últimos cinco anos. De Janeiro a Outubro de 2010, as exportações de Vinho do Porto para o Brasil atingiram os 4,47 milhões de euros. Na mesma análise, mas para os nove primeiros meses do ano, o crescimento do DOC Douro neste mercado também tem sido muito positivo para a Região: o Brasil mantém-se como terceiro mercado (posição adquirida em 2009), com um volume de negócios de 2,8 milhões de euros, registando um crescimento de 18%.

O Brasil é um mercado com grande importância para o IVDP no ambito do Plano de Promoção dos Vinhos da Região Demarcada do Douro. A afinididade da língua, a dimensão do país e o aumento de consumidores informados e apreciadores associados a uma economia em ascenção fazem do Brasil uma aposta a manter. Entre Abril e Maio de 2010, os vinhos do Douro e Porto estiveram em São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro e Brasília, numa série de oito acções de charme em espaços de requinte, incidindo em grandes provas e seminários, dando continuidade ao investimento do IVDP em Marketing num mercado desde sempre considerado estratégico para os estes vinhos e que apresenta agora números de sucesso.

De Janeiro a Outubro de 2010, o volume de negócios das exportações de Vinho do Porto para o Brasil cresceu 43% face a igual período do ano passado, uma evolução bem acima da subida geral do valor das vendas de Vinho do Porto de 6,2%, segundo os dados do IVDP. Em Portugal, por exemplo, a facturação do vinho do Porto não foi além de um crescimento de 6,5%, para 37,5 milhões de euros.

Ainda em termos de volume de negócios, os dez mercados que este ano têm maior quota nas vendas de Vinho do Porto são: França (24,4% do valor total), Portugal (13,3%), Holanda e Bélgica (10,9% cada), Reino Unido (10,6%), Estados Unidos da América (7,2%), Canadá (4,9%), Alemanha (3,7%), Dinamarca (3,2%) e Brasil (1,6%).

Entre os 25 principais mercados para o Vinho do Porto, aqueles para onde as vendas mais estão a crescer este ano são: a Rússia (mais 105%), seguida da Dinamarca (98%) e Nova Zelândia (80%).

Os dados do IVDP para os Vinhos do Douro também denotam maior procura do consumidor brasileiro. No terceiro trimestre o Brasil mantinha o seu lugar de terceiro maior mercado para o DOC Douro.

No final de Setembro o Brasil apenas perdia para Portugal (vendas de 36 milhões de euros) e Canadá (3,4 milhões de euros).



PARTILHAR:

Em Coleja

Ambulância caiu num ribeiro