Os ratos cabrera, cuja espécie é protegida e está em vias de extinção, e que têm sido um entrave à construção da estrada Outeiro-Vimioso, foram ontem lembrados pelo presidente da República, durante a visita à zona industrial daquela vila. Cavaco Silva disse que já leu muita coisa sobre o rato. «Pelo que me dizem os autarcas, é um rato com peso», referiu.

Numa região onde as acessibilidades continuam a ser o calcanhar de Aquiles e o maior entrave ao desenvolvimento, o autarca local, José Rodrigues, lamentou que, por causa dos ratos, a estrada que serviria os concelhos de Vimioso, Bragança, Freixo de Espada-à-Cinta e Miranda do Douro continue adiada.

Como forma de contrariar a falta de investimento, a Câmara de Vimioso vende os terrenos na zona industrial a um cêntimo por metro quadrado, um caso que Cavaco Silva considerou um bom exemplo, por ser uma tentativa de contrariar uma tendência habitual de subdesenvolvimento. \"Foi a insistência do presidente da Câmara, que podia ter ficado sentado no seu cadeirão\", salientou o presidente da República, para quem os concelhos do interior apenas se desenvolverão \"se a gente daqui se mexer e bater à porta dos que têm iniciativa empresarial\".

Outro bom exemplo, para Cavaco, é a Faurecia, uma fábrica de componentes para automóveis localizada em Bragança. \"Esta é a demonstração de que é possível ter iniciativas empresariais de tecnologia avançada no interior\", sustentou.

Durante a manhã o chefe de Estado visitou a Santa Casa da Misericórdia de Vinhais, onde reafirmou que Bragança não é um distrito esquecido. Mais uma vez o seu discurso teve como pedra de toque os autarcas, que devem reorientar a sua actividade para resolver problemas estruturais.

Aliás, o presidente considera que os autarcas devem dar uma maior atenção ao desenvolvimento social e chegou mesmo a afirmar que \"o país só tem a ganhar se forem atribuídas mais competências por parte do Governo aos autarcas em matéria social\". Cavaco Silva deixou mais um recado ao Governo no futuro deve atribuir mais competências aos autarcas, acompanhadas dos recursos financeiros necessários.



PARTILHAR:

Nova ponte sobre o Tâmega

Potencialidades do Douro não têm sido suficentes para acabar com as dificuldades da região