O Conselho de Ministros espanhol aprovou um projecto de construção de uma ponte sobre um afluente do Tâmega entre a localidade espanhola de Feces de Abajo e a portuguesa de Vila Verde da Raia, concelho de Chaves.

Uma nota do Governo de Madrid explica que o convénio para a construção da ponte internacional \"tem por fim melhorar as comunicações terrestres entre os dois países, em concreto a circulação de veículos e de pessoas\".

O presidente da Câmara de Chaves, João Baptista, disse à agência Lusa que a ponte sobre a ribeira de Lama de Arcos, afluente do rio Tâmega, terá entre 42 a 60 metros e representa um investimento de 1,2 a 1,8 milhões de euros que será suportada pelo Governo da Galiza. O autarca considera esta travessia \"fundamental\" porque vai unir a portuguesa auto-estrada A24 à espanhola A52 e permitirá um maior fluxo de mercadorias entre os dois países.

\"Prevê-se que o tráfego nesta região triplique após a conclusão da A24 em Junho de 2007 e a construção desta ponte até finais do próximo ano\", frisou.

A A24 vai ligar Viseu à fronteira em Vila Verde da Raia, concelho de Chaves, faltando apenas abrir ao tráfego dois troços entre Fortunho, em Vila Real, e Vila Pouca de Aguiar, e entre Vila Pouca de Aguiar e Pedras Salgadas.

A A52 liga Vigo à capital espanhola.

Segundo João Baptista, a Estradas de Portugal já aprovou o projecto de construção desta ponte.

A Comissão Técnica Hispano-portuguesa examinou e aprovou o projecto na sua reunião de 26 de Abril de 2005, remetendo-o depois para os executivos dos dois países.

Os documentos do acordo prevêem que quando os dois países o aprovarem, o projecto poderá passar à fase de \"licitação e execução\".

A decisão foi tomada na reunião de hoje do Conselho de Ministros, horas antes do arranque 22ª cimeira luso-espanhola, que decorre na cidade de Badajoz.

Aludindo à reunião de Badajoz, e falando depois do Conselho de Ministros, a vice-presidente do governo, María Teresa Fernández de la Vega, manifestou-se \"confiante\" que haverá acordos na cimeira, \"como sempre há nas magníficas relações\" entre os dois países.

De la Vega confirmou que a reunião analisará, entre outros temas, infra-estruturas, energia e imigração.
\"Há uma ordem do dia muito ampla e estou confiante que haverá acordos\", disse.



PARTILHAR:

«Sem recursos financeiros»

Presidente da República esteve em concelhos envelhecidos e sem acessibilidades