O Sistema Informático de Apoio ao Médico deverá estar a funcionar em todos os centros de saúde do distrito de Bragança até ao final do mês. Designado por SAM, este sistema facilita a vida a clínicos, utentes e funcionários.

Entre a várias vantagens do sistema informático, a directora da Sub-região de Saúde de Bragança, Berta Nunes, destaca a poupança no bolso dos contribuintes, já que \"permite ter acesso ao custo dos medicamentos\" que o médico pretende prescrever, \"podendo escolher, entre iguais, o mais barato\".

\"Está provado que diminuíram os custos com medicamentos nos locais onde o sistema está implementado\", revelou Berta Nunes. Por outro lado, o SAM diminui os erros de prescrição que têm origem na chamada \"letra de médico\", por vezes difícil de interpretar na farmácia.

O utente a quem o médico prescreva uma baixa também beneficia. O sistema envia automaticamente a informação para a Segurança Social, dispensado o doente de ali ter de entregar a documentação. Até ao final de Junho toda a Região Norte deverá ter a funcionar o SAM, sendo que o distrito de Bragança será o primeiro a ter o sistema em todos os centros de saúde.



PARTILHAR:

Câmara leva 26 para OsnabrÌck

Dificuldades na integração em Bragança