A «caça» aos detectores de gelo continua no Itinerário Principal 4 (IP4). A última época de Inverno trouxe uma razia à primeira experiência de colocação de avisadores da possibilidade de gelo no troço do IP4 no distrito de Vila Real. Entre o Alto de Espinho (Vila Real) e o nó de Pópulo, 167 aparelhos foram furtados, desde Novembro até à última semana. Outros casos foram registados anteriormente, também no IP4, no percurso entre Amarante e Quintanilha (Bragança).

Perante este cenário, e atendendo ao facto de não se justificarem tais avisadores numa altura em que as temperaturas estão mais amenas, a Direcção de Estradas de Vila Real deu ordens para que os \"sobreviventes\" fossem retirados da via.

Os furtos foram registados pela Brigada de Trânsito de Vila Real, que comunicou o facto \"por inerência de competências\" ao Núcleo de Investigação Criminal (NIC) da GNR de Vila Real.

Segundo uma fonte da guarda, \"é difícil encontrar o autor ou autores dos furtos, pois os mesmos geralmente são roubados durante a noite\". As autoridades desconhecem os motivos que levaram ao furto dos avisadores de gelo. \"O vandalismo e a curiosidade são as causas mais prováveis\", segundo a mesma fonte.

Os furtos registados ultimamente engrossam outros já registados no troço entre Amarante e Quintanilha (Bragança), elevando o total de furtos para cima das três centenas de comunicadores.

O maior número de aparelhos foram furtados entre Vila Real e o nó do Pópulo. O NIC da GNR de Vila Real está a proceder a investigações para encontrar os autores destes furtos.

78 mil euros investidos

Apesar dos furtos constantes, a Direcção de Estradas de Vila Real vai recolocar este ano os detectores de gelo no IP4, \"mas só nos meses mais frios\", adiantou uma fonte da empresa.

Estes pequenos aparelhos circulares funcionam com um sensor que, ao registar uma temperatura negativa, faz rodar um dispositivo reflector azul indicador da possibilidade de gelo na estrada.

A empresa Estradas de Portugal investiu mais de 78 mil euros no referido sistema de detecção. Instalado no IP4, desde meados de Outubro, alerta os condutores para a necessidade de guiarem com prudência.



PARTILHAR:

Canil municipal

Apenas 3% do azeite virgem tem denominação de origem protegida