Nellie Pedro, actualmente "trustee" da Direcção das Escolas Públicas de Toronto, esteve ontem a meio da manhã em conferência de imprensa no First Portuguese C. Centre - a mais antiga colectividade portuguesa do Canadá - a anunciar oficialmente que vai concorrer à nomeação, pelo Partido Liberal, para disputar as eleições provinciais.

Nellie Pedro, uma terceirense residente no Canadá há muitos anos, acentuou, desde logo, achar que é essencial eleger um liberal no círculo da Trinity-Spadina, a fim de derrotar o Partido Conservador, dizendo entender ainda ser importante "ter mais deputados luso-canadianos eleitos na província do Ontario", a maior do país e aquela onde reside a maior comunidade de origem portuguesa. Até à data, só Carlos de Faria está no Parlamento Provincial.

Aquela candidata luso-canadiana diz que pouco se poderá alterar designadamente no sistema educativo, que bem conhece - dadas as suas funções actuais - "sem ter uma voz no QueenŽs Park".

Interessante será anotar que, na lista dos apoiantes, Nellie Pedro tem designadamente Mário Silva e António Dionísio, à cabeça da campanha de apoio, com a função de "co-chair", Joe Eustáquio, Avelino Fonseca, João Santos, Mário Gomes e Virgílio Pires, para além de uma lista com os mais destacados elementos da comunidade.

Tony Dionísio e Mário Silva, respectivamente business manager da Local 183 do Sindicato dos Trabalhadores da Construção, e vereador da Câmara Municipal de Toronto, anunciaram pùblicamente o seu apoio, insistindo na necessidade dos portugueses da Trinity Spadina, talvez a maioria da concentração luso-canadiana de Toronto, terem uma voz no QueenŽs Park.
Joe Eustáquio, agora presidente do Conselho de Presidentes da Aliança dos Clubes e Associações Portuguesas do Ontario, enalteceu a coragem da Nellie Pedro em se candidatar, acentuando ainda estar certo de que as associações que ele representa apoiam a candidatura.

A eleição na associação local do Partido Liberal faz-se no dia 9 de Dezembro, devendo a lista dos novos membros entrar até ao dia 25 de Novembro, pelo que foi já anunciada para o dia 10 de Novembro, no Graciosa Community Centre, uma campanha de recolha de assinaturas que serão, depois, presentes na Associação Liberal da Trinity Spadina.
Segundo a Lusa apurou há, pelo menos, mais um candidato à nomeação liberal, este saído da comunidade de origem chinesa.

O círculo eleitoral da Trinity Spadina é constituido por dois bairros municipais. No Ward 19, os Portugueses constituem o grupo étnico de maior predominância, com 35,5%, ficando à frente de chineses, italianos e ingleses, sendo o Português a Língua mais falada, logo a seguir ao Inglês. No outro bairro, o Ward 20, o Português como Língua falada está em terceiro lugar, depois do Inglês e do Chinês, ficando a população portuguesa em quarto lugar, depois dos Chineses, Canadianos e Ingleses.



PARTILHAR:

Lusitanos procuram estádio

Começou a corrida ao Queen´s Park