Na origem de tal situação, a súbita decisão do Presidente cia Câmara de St. Maur, Jean- Louis Beaumont, a 5 de Junho, de proibir ao clube a utilização do estádio Chéron, em St. Maur, e do estádio Paul Meyer, em Sucy en Brie. No primeiro treinam-se cerca de 500 jovens do clube, e no segundo decorre anualmente a Festa dos Santos Populares, que o clube coorganiza. Quanto ao estádio Cheron, Jean-Louis Beaumont alega que o clube tinha de fazer obras para poder respeitar as normas impostas pelo campeonato da 3a divisão, na qual vai evoluir o clube na próxima época. No que toca ao estádio Paul Meyer, o Presidente da Câmara de St. Maur afirma não ter recebido o requerimento, por parte de Armando Lopes, com um mês de avanço, como estipula a lei.

"Isto foi uma bomba! Eu tive de pedir ajuda ao Presidente da Câmara de Créteil, deputado e grande amiga, que me assegurou que os Lusitanos não desceriam de divisão por não terem estádio, e me cedeu o estádio do Créteil!" disse-nos Armando Lopes, Presidente dos 'Lusitanos'. O problema do estádio para os 'Lusitanos' ficou temporariamente resolvido, mas Armando Lopes teve de resolver igualmente o problema da Festa dos Santos Populares, organizado anualmente pelo Clube dos Amigos da Ráidio Alfa, cm colaboração com o seu clube. Em apenas dois dias, Armando Lopes conseguiu comunicar com cerca de 200 pessoas intervenientes neste evento (artistas, anunciantes, expositores, a empresa que monta o palco e o P.A., e os parceiros comerciais) encontrou os apoios necessários, e desbloqueou a situação. Um verdadeiro contra relôgio! O Presidente dos 'Lusitanos' não quer dar uma dimensão política a este grave incidente, mas há quem afirme, que a atitude de Jean-Louis Beaumont (DVD) se deve ao facto do filho de Armando Lopes se ter apresentado contra cie, nas últimas eleições municipais. Se não é um ajuste de contas político, pelo menos tem cara disso! Foi apenas no dia 5 de Junho, a 19 dias da festa, que a Câmara de St. Maur mandou um fax e uma carta dizendo que o estádio Paul Meyer não estava disponível para realizar a festa. Mas Armando Lopes reuniu um gabinete de crise, no qual participou o Sr. Embaixador de Portugal, António Monteiro, um deputado e conselheiros gerais de todos os partidos de Val de Marne, O Embaixador de Portugal ainda tentou falar com o Presidente cia Câmara de St. Maur, para interceder em nome da amizade que une as duas comunidades, e da geminação que une a cidade de Leiria a St. Maur, mas o munícipe não respondeu. Por seu turno, Henri Plagnol, deputado UDF de St. Main, e Vice-Presidente do Comité da Amizade Franco-Portuguesa fizeram um apeio à Ministra da Juventude e dos Desportos, Maire -George Buffet, e ao ministro dos Negócios Estrangeiros, Hubert Védrine. E a secção local do PCF apelou a manifestar no dia 19, durante a reunião do Conselho Municipal.

"Pensa que é um grave erro que o Presidente da Câmara de St. Maur está a cometer, e que lesa não só os Lusitanos mas toda a continuidade portuguesa aqui radicada", desabafou Armando Lopes, visivelmente enervado. Graças à solidariedade de várias entidades, e à amizade que une Armando Lopes ao Presidente P.S. da Câmara de Créteil, Laurent Cathala, tudo ficou resolvido, pelo menos temporariamente. Mas Armando Lopes contra-ataca agora, com uma distribuição de prospectos nas caixas do correio de St. Maur, contando o sucedido aos habitantes daquela localidade, para que estes possam compreender porque razão a equipa dos 'Lusitanos e 520 licenciados partiram de St. Maur com destino incerto.



PARTILHAR:

Futebol em França

Portuguesa disputa eleições