Uma boa parte das aulas no Instituto Politécnico de Bragança (IPB) vão funcionar em sistema híbrido, com alguns professores e alunos nas salas e outros estudantes em videoconferência, revelou hoje o presidente da instituição, Orlando Rodrigues.

Em declarações à Lusa, o presidente do IPB concretizou que vão estar a funcionar, nas diferentes escolas do instituto, cerca de 60 salas e 40 laboratórios com este sistema, o que totaliza um centena de espaços com atividade letiva presencial e à distância em simultâneo.

O instituto investiu perto de 200 mil euros para equipar as salas, nomeadamente com tecnologia específica que, disse o presidente, está já pensada também para permitir que assistam às aulas alunos que eventualmente venham a ficar em isolamento devido à pandemia covid-19.

Orlando Rodrigues explicou que foi necessário adotar este sistema para cumprir a regra sanitária do afastamento físico que reduz o número de pessoas nas salas e obriga ao desdobramento das turmas maiores em aulas presenciais e à distância.

O IPB alargou também os horários das 08:00 às 21:00 de segunda a sexta e todo o dia ao sábado, além de outras medidas como o uso obrigatório de máscara, a proibição de permanência em alguns espaços, higienização e proibição das praxes.

O presidente está convencido que as medidas adotadas reduzem para próximo “zero” o risco de contágio dentro das instalações.

Fora dos espaços do IPB, Orlando Rodrigues contam com as associações de estudantes para ajudarem a evitar situações de ajuntamentos que levaram a direção, no final do segundo semestre anterior, a ameaçar cortar apoios sociais, incluindo bolsas, aos estudantes que não cumpram as regras sanitárias impostas pelas autoridades de saúde.

A pandemia coincide com o ano em que o politécnico de Bragança regista “o recorde” de entradas na primeira fase de acesso ao Ensino Superior, com mais de mil alunos colocados na instituição transmontana.

O presidente disse à Lusa que também nos outros concursos de acesso se verificou um aumento, incluindo de alunos estrangeiros e, embora só dentro de alguns dias acabe a incerteza entre os colocados e os matriculados, prevê que a instituição ultrapasse os nove mil alunos, quando no ano anterior tinha 8.731.

O IPB tem cinco escolas superiores, concretamente a Agrária, Educação, Tecnologia e Gestão e a da Saúde, em Bragança, e a de Comunicação, Administração e Turismo, em Mirandela.

A nível nacional é a instituição de Ensino Superior com maior proporção de estudantes estrangeiros, mais de três mil, que representam um terço do total de alunos.

 



PARTILHAR:

Em Poiares há 27 pessoas em confinamento e 20 casos ativos

Associação pede estudo de impacte de ponte pedonal em área arqueológica