O Plano Nacional de Leitura (PNL) já conseguiu levar um milhão de crianças portuguesas a ler diariamente, adiantou, esta terça-feira, a comissária do programa Isabel Alçada.

Alimentando a mensagem principal «que nenhuma criança escape, que todas tenham a possibilidade de ter contacto com livros», três anos depois da criação do PNL, todas as escolas do país já têm uma biblioteca à frente do recreio, à excepção dos Açores. Isabel Alçada, no entanto, espera «em breve» incluir também o arquipélago no programa.

As «escolas têm feito questionários junto dos alunos e em muitas delas eles dizem que o sítio que mais gostam é a biblioteca, mais do que o recreio», apontou a comissária do programa, segundo cita a Agência Lusa.

Entre os parceiros do PNL, que também já conta com centros de saúde , estão também as autarquias, com as quais estabeleceu protocolos.

A partir desta terça-feira, o Distrito de Bragança fica coberto na totalidade, já que os 12 municípios são parceiros do PNL disponibilizando recursos para a promoção de actividades que incentivem o gosto pela leitura.

Bragança disponibiliza as três bibliotecas públicas municipais e apoia as infra-estruturas escolares existentes em todos os agrupamentos e centros escolares do município.

Estes protocolos «vão ser um factor de desenvolvimento para o país», adiantou Isabel Alçada.

O Ministério da Educação, que tutela o programa, tem também contribuído com a disponibilização de livros para as crianças nas escolas.

No ano passado, o programa apenas incluía os alunos do primeiro ano, passando este ano a inserir os alunos até ao quinto ano.



PARTILHAR:

Apoios Jovens Casais

«Situação é grave e lamentável»