O presidente da Câmara Municipal de Bragança, Paulo Xavier, disse hoje, na apresentação da sua candidatura ao cargo, estar confiante de que vai ganhar as eleições e querer apostar numa “plataforma trimodal” de mobilidade.

Com uma equipa que diz ser "capaz de superar as adversidades" e com aposta no "futuro", Paulo Xavier apresentou, hoje, a sua candidatura à Câmara Municipal de Bragança pelo PSD, com a presença do secretário-geral do partido, Hugo Soares.

Paulo Xavier candidata-se pela primeira vez ao cargo que ocupa desde 2024, uma vez que era vice-presidente do executivo liderado por Hernâni Dias, que renunciou ao cargo no terceiro e último mandato em março do ano passado para integrar o Governo, onde foi secretário de estado da Administração Local e Ordenamento do Território.

Assumindo a sua candidatura como "do povo", Xavier acredita que vai ganhar a Câmara Municipal que, desde 1997, é liderada pelo PSD.

Nas últimas eleições, em 2021, todas as freguesias do concelho de Bragança elegeram o candidato do PSD.

Quanto à sua estratégia para os próximos quatros anos, Paulo Xavier destacou como prioridade a criação de uma "plataforma trimodal": a ligação rodoviária Zamora-Quintanilha, a reconversão do aeródromo em aeroporto regional e ainda o regresso do comboio, relembrando a assinatura do protocolo com o Governo para o estudo da ligação ferroviária Porto-Bragança-Madrid.

"Isto é catalisador, ou seja, com o trimodal aqui, com a passagem do aeródromo a aeroporto, com a concretização da estrada Zamora-Quintanilha, estamos capazes de atrair muito mais investimento e fixar as pessoas. O investimento traz riqueza para o nosso território e é esta a nossa grande meta", vincou.

O autarca quer ainda avançar com a construção do pavilhão multiúsos, reclamado há anos pelos agentes da região, e a criação de uma “cidade desportiva”.

Paulo Xavier terá como número dois da lista Ana Soares e como número três Ricardo Pinto. Já Eduardo Malhão será o candidato a presidente da Assembleia Municipal. Hoje foram também apresentados os candidatos às juntas de freguesia.

O secretário-geral do PSD, Hugo Soares, salientou que Paulo Xavier é “um homem de ação, de projeto, de terreno, de obra, que põe a mão na massa” e que “dá 10 a zero” à candidata do PS, Isabel Ferreira.

“Do nosso lado temos um homem do povo, do outro lado arrogância e altivez. Do nosso lado temos um homem com décadas de experiência, do outro lado alguém que só agora começou a descobrir as aldeias de Bragança”, apontou.

Os outros candidatos conhecidos à Câmara Municipal de Bragança são Isabel Ferreira, pelo PS, antiga secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Nuno Fernandes, pela Iniciativa Liberal, que se estreia no concelho, e António Morais, que é recandidato pela CDU.

Atualmente, o executivo municipal de Bragança é composto por sete elementos, de acordo com a informação na página oficial, sendo cinco elementos do PSD e dois do PS. A Assembleia Municipal é liderada também pelos sociais-democratas.

Os dados mais atualizados da Pordata apontam que no ano passado o concelho de Bragança tinha 35.581 habitantes.

Segundo o portal para a transparência do Governo, que recolheu dados do Instituto Nacional de Estatística de 2022, em Bragança ganha-se 1.050 euros por mês. As empresas geram um volume de negócios na ordem dos 769,43 milhões de euros.

As eleições autárquicas deste ano têm data marcada para 12 de outubro.



PARTILHAR:

Meios reforçados no fogo em Vila Real que tem três frentes

Hugo Soares diz ser preciso estudar possibilidade de aeroporto regional em Bragança