O presidente da Câmara Municipal de Bragança, Paulo Xavier, disse hoje, na apresentação da sua candidatura ao cargo, estar confiante de que vai ganhar as eleições e querer apostar numa “plataforma trimodal” de mobilidade.
Com uma equipa que diz ser "capaz de superar as adversidades" e com aposta no "futuro", Paulo Xavier apresentou, hoje, a sua candidatura à Câmara Municipal de Bragança pelo PSD, com a presença do secretário-geral do partido, Hugo Soares.
Paulo Xavier candidata-se pela primeira vez ao cargo que ocupa desde 2024, uma vez que era vice-presidente do executivo liderado por Hernâni Dias, que renunciou ao cargo no terceiro e último mandato em março do ano passado para integrar o Governo, onde foi secretário de estado da Administração Local e Ordenamento do Território.
Assumindo a sua candidatura como "do povo", Xavier acredita que vai ganhar a Câmara Municipal que, desde 1997, é liderada pelo PSD.
Nas últimas eleições, em 2021, todas as freguesias do concelho de Bragança elegeram o candidato do PSD.
Quanto à sua estratégia para os próximos quatros anos, Paulo Xavier destacou como prioridade a criação de uma "plataforma trimodal": a ligação rodoviária Zamora-Quintanilha, a reconversão do aeródromo em aeroporto regional e ainda o regresso do comboio, relembrando a assinatura do protocolo com o Governo para o estudo da ligação ferroviária Porto-Bragança-Madrid.
"Isto é catalisador, ou seja, com o trimodal aqui, com a passagem do aeródromo a aeroporto, com a concretização da estrada Zamora-Quintanilha, estamos capazes de atrair muito mais investimento e fixar as pessoas. O investimento traz riqueza para o nosso território e é esta a nossa grande meta", vincou.
O autarca quer ainda avançar com a construção do pavilhão multiúsos, reclamado há anos pelos agentes da região, e a criação de uma “cidade desportiva”.
Paulo Xavier terá como número dois da lista Ana Soares e como número três Ricardo Pinto. Já Eduardo Malhão será o candidato a presidente da Assembleia Municipal. Hoje foram também apresentados os candidatos às juntas de freguesia.
O secretário-geral do PSD, Hugo Soares, salientou que Paulo Xavier é “um homem de ação, de projeto, de terreno, de obra, que põe a mão na massa” e que “dá 10 a zero” à candidata do PS, Isabel Ferreira.
“Do nosso lado temos um homem do povo, do outro lado arrogância e altivez. Do nosso lado temos um homem com décadas de experiência, do outro lado alguém que só agora começou a descobrir as aldeias de Bragança”, apontou.
Os outros candidatos conhecidos à Câmara Municipal de Bragança são Isabel Ferreira, pelo PS, antiga secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Nuno Fernandes, pela Iniciativa Liberal, que se estreia no concelho, e António Morais, que é recandidato pela CDU.
Atualmente, o executivo municipal de Bragança é composto por sete elementos, de acordo com a informação na página oficial, sendo cinco elementos do PSD e dois do PS. A Assembleia Municipal é liderada também pelos sociais-democratas.
Os dados mais atualizados da Pordata apontam que no ano passado o concelho de Bragança tinha 35.581 habitantes.
Segundo o portal para a transparência do Governo, que recolheu dados do Instituto Nacional de Estatística de 2022, em Bragança ganha-se 1.050 euros por mês. As empresas geram um volume de negócios na ordem dos 769,43 milhões de euros.
As eleições autárquicas deste ano têm data marcada para 12 de outubro.