O Hospital Distrital de Macedo de Cavaleiros já dispõe de uma unidade para responder a acidentes vasculares cerebrais (AVC). O serviço custou 100 mil euros e vai funcionar com três médicos especialistas, seis enfermeiros e quatro auxiliares de acção médica, que contam com o apoio do serviço de medicina física e reabilitação do HDMC.

A unidade dispõe de camas-articuladas com comando eléctrico, colchões e almofadas anti-escara, seringas eléctricas e bombas infusoras, rampas de oxigénio, entre outros equipamentos, que se destinam à prestação de cuidados a doentes em fase aguda.

A unidade de AVC resulta de uma parceria entre os hospitais distritais de Bragança e Mirandela, que ficarão servidos pela valência criada em Macedo de Cavaleiros.

O novo serviço dispõe de oito camas, mas na semana passada já estavam ocupadas sete. Por isso, a capacidade do serviço pode vir a ser alargada, se for necessário.

Aliás, segundo a Direcção-Geral de Saúde (DGS), Trás-os-Montes é a região do país onde os AVC vitimam mais gente, pois regista quatrocentos casos anuais.

De acordo com a DGS são necessários 300 casos de AVC por ano para justificar a abertura de uma unidade idêntica à de Macedo de Cavaleiros, pelo que o distrito de Bragança ultrapassa a média nacional.



PARTILHAR:

Mais dois portugueses mortos na África do Sul

Escola de formação desportiva