Criada em 2003, a Escola de Formação Desportiva Municipal de Alijó (EFDMA) foi pensada para assumir um papel fundamental em todo o município, na formação e educação desportivas dos seus jovens, na promoção da sua qualidade de vida, mas também, e não menos importante, como factor de prevenção e combate à droga, delinquência, violência e exclusão social.

A EFDMA voltou a arrancar para mais um ano de actividades desportivas no passado dia 29 de Janeiro, depois de esgotado um período de inscrições para todas as crianças nas diversas fregue-sias deste concelho.
Direccionada aos alunos do 1º Ciclo do concelho de Alijó, com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos, este projecto pretende garantir uma formação desportiva abrangente dentro dos níveis etários considerados prioritários, contribuindo, assim, para a integração social, afirmação individual e colectiva expressa através de vivências desportivas, garantindo que as actividades praticadas decorram dentro das normas do espírito desportivo e assegurando as condições técnicas, educativas e culturais, indispensáveis à formação integral de crianças e jovens.
As modalidades envolvidas no projecto são o andebol, as artes marciais, o futsal, o minibasquetebol, a natação e brevemente o atletismo. Este projecto será levado a cabo mais uma vez no Pavilhão Municipal de Alijó e no Complexo das Piscinas Municipais, não sendo de excluir a possibilidade de serem praticadas estas modalidades de uma forma desconcentrada nas estruturas de apoio ao desporto das várias freguesias, se o número de inscrições o justificar.
Esta iniciativa representa um grande desafio para a Câmara Municipal de Alijó, que, em colaboração com as juntas de freguesia, aposta forte na concretização deste projecto, que pelos resultados já visíveis constitui um verdadeiro coro de sucesso.
Por outro lado, foram assinados protocolos de colaboração com a Federação Portuguesa de Andebol, Federação Portuguesa de Voleibol e Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, estando para breve a assinatura de um protocolo com a Federação Portuguesa de Atletismo, que permitam dinamizar ainda mais as modalidades.
As inscrições continuam abertas e são gratuitas, devendo ser realizadas no Complexo Desportivo das Piscinas Municipais de Alijó ou nas Juntas de Freguesia.



PARTILHAR:

Parceria entre os hospitais

Festival da canção da Alemanha