O encontro internacional HOST Douro realiza-se entre 05 e 06 de outubro, em Alijó, e lança o debate sobre a hospitalidade, turismo, vinho, gastronomia e a expansão da inteligência artificial, levando os participantes à descoberta do concelho duriense.
“A temática deste ano foca muito um problema atual e que tem a ver com a inteligência artificial e a substituição dos humanos, e nós consideramos que se há setor em que as pessoas contam, esse é o da hospitalidade”, afirmou hoje à agência Lusa Miguel Santos, secretário executivo intermunicipal da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Douro.
E, para este responsável, “o Douro é uma prova viva de como as relações humanas continuam a ser o maior ativo de atração e valorização do destino”.
Alijó, no distrito de Vila Real, acolhe esta segunda edição do HOST Douro, um encontro internacional promovido pela CIM Douro que, este ano, tem como mote “In Good Hands” (em boas mãos) e quer convidar “a pensar, provar e conhecer o Douro a partir de dentro, cruzando palestras, almoços, visitas e experiências no território”.
“O objetivo é posicionar o Douro como um território de excelência em matéria de hospitalidade. Nós considerámos a hospitalidade como um ativo do nosso território”, salientou Miguel Santos.
Para o secretário executivo intermunicipal, a CIM considera "a hospitalidade não no sentido convencional do termo que é, normalmente, associado à indústria hoteleira e do turismo, mas sim um “serviço público, autenticidade, receber bem e tratar o próximo com a máxima dignidade”.
Segundo a organização, a programação do evento coloca, precisamente, “as pessoas no centro da discussão, realçando a importância da conexão humana”, mas abre também espaço ao debate sobre o potencial da inteligência artificial e da tecnologia.
Entre os oradores convidados está Michelle Schneider, especialista em futuro do trabalho e inteligência artificial, com mais de duas décadas de experiência em empresas como Google, LinkedIn e TikTok, e que vai propor uma reflexão sobre a forma como a hospitalidade pode integrar a inteligência artificial sem abdicar da capacidade humana de acolher, cuidar e criar ligações genuínas.
Um outro orador é o escanção Luis Baselga, vencedor do Michelin Sommelier Award 2026, que vai contar histórias sobre o vinho, partindo “da convicção de que cada garrafa guarda a memória das paisagens, das tradições e das pessoas que a produzem”.
O palco do evento vai ser o Centro Interpretativo D’Olival ao Azeite D’Ouro, em Castedo do Douro, mas o HOST Douro estreia, nesta edição, as HOST Sessions e vai levar também os participantes à descoberta de alguns dos projetos de hospitalidade da região.
Em simultâneo vão decorrer quatro mesas redondas no espaço Quanta Terra, uma antiga destilaria transformada em galeria de arte e sala de provas, sendo aqui será dedicada à “Arte da hospitalidade”, na Quinta de Loivos debater-se-á “O produto como porta de entrada para um território”, na Adega de Favaios discutir-se-á “A era da autenticidade: o que os viajantes procuram nas regiões vinícolas" e, por fim, o tema em destaque na Quinta da Faísca será “O regresso das histórias: quando o território vale mais que a paisagem”.
O HOST Douro 2026 vai contar ainda com a participação de ‘chefs’ internacionais, em parceria com cozinheiros de quintas do Douro, como Luís Guedes, Óscar Geadas e José Gomes, Milton Ferreira, Rui Paula, Vasco Coelho Santos, José Guedes e Vítor Oliveira, e o evento termina com um ‘sunset’ no novo miradouro de Santa Marinha, em Castedo, que juntará gastronomia regional, vinhos e música.
O encontro mantém uma componente social, com a receita da venda de bilhetes a ser destinada à aquisição de bolsas de estudo no Basque Culinary Center (Espanha) para alunos de escolas do Douro.
A CIM Douro, que agrega 19 municípios, disse que objetivo é reforçar a aposta na formação e valorização das futuras gerações de profissionais da hospitalidade.
Lusa